domingo, 19 de junho de 2011

Club Deportivo Filanbanco

O Club Deportivo Filanbanco foi uma equipe do futebol equatoriano, da cidade de Guayaquil. Fundado em 29 de janeiro de 1979 , pelo Presidente da instituição bancária do mesmo nome don Nahim Isaías Barquet. Com um pouco mais de uma década, o clube desapareceu e cedeu a franquia ao Valdez SC em 1991.
A filosofia institucional era "O banco que sabe crescer"; e no esporte, basicamente no futebol, se calculava que com o passar dos anos alcançaria muitos títulos dado o poderoso respaldo financiero que tinha.
A fórmula publicitária através do esporte alcançou o sucesso. O banco tinha seus próprios meios como televisão, rádio e jornal. Para além de que havia um grande número de jornalistas empregados no momento em que foi tão longe a ponto de inventar um novo clássico.
Ele tinha uma verdadeira infra-estrutura esportiva, como o complexo de Samanes além de sua sede localizada no Barrio del Astillero.
Em 1983, o clube venceu a Segunda Categoria do Campeonato de Futebol do Equador.
Sua melhor temporada foi 1987, sendo vice-campeão Primera Categoria do Campeonato Equatoriano de Futebol, que deu ao clube uma vaga na Copa Libertadores de 1988.
A partir de 1989 começou o declínio do time de futebol. Seu presidente Miguel Baduy renuncia irrevogavelmente a suas funções e é sucedido por um dos maiores acionistas do banco e Isaias William.  O clube já não é o tipo de investimentos nos últimos anos. 
1990 é o último ano do profissionalismo do Filanbanco. A liderança desapontado com as despesas milionários e porque uma década metas não foram atingidas, eles decidiram apostar nos jogadores jovens saindo de sua base. 
Filanbanco naquele momento não uma equipe protagonista. A equipe de futebol outrora poderosa era um mero participante comprometido com o declínio.
E assim no final de novembro o Conselho de Administração do banco decide dar a franquia para Valdez Sporting Club, entregando a base de jogadores.
 

Estádio

O Estadio Modelo Alberto Spencer é um estádio multi-uso localizado em Guayaquil, no Equador.
Inaugurado em 1959, tem capacidade para 50.000 espectadores. Foi inaugurado em 24 de julho de 1959 com um torneio quadrangular amistoso no qual participaram pelo Ecuador as equipes do Barcelona e Emelec (ganhador do torneio), pelo Uruguai o time do Peñarol e pela Argentina, o Huracán. 



Apelidos El Equipo Bancario, El Equipo Banquero, El Equipo Naranja