Pular para o conteúdo principal

Liga Deportiva Universitaria de Quito

A Liga Deportiva Universitária (LDU) começou a surgir em 1918, criada por professores e alunos da Universidade Central, localizada na cidade de Quito, Equador. O time foi fundado, mas não de forma oficial, e passou a disputar partidas amadoras. A inauguração da equipe aconteceu em 11 de janeiro de 1930, durante a gestão do mandatário Bolívar Leon. Contando com a ajuda de José María Velasco Ibarra, presidente do país, o cartola pôde regularizar o embargo sofrido pela entidade.
Dois anos após sua fundação, em 1932, o clube conquistou seu primeiro título nacional, mas ainda em campeonatos amadores. O feito se repetiria em 1952, novamente com um time formado por jogadores universitários.
A LDU voltou a vencer em 1954, 59, 60, 61, 66 e 67, mas em um campeonato amador da província de Pichincha, localizada na parte noroeste do Equador, se firmando como um dos melhores times da região. Entre os destaques do elenco, estava o brasileiro José Gomes Nogueira.
Na final da década de 60, a equipe se afiliou a Federação Equatoriana de Futebol - FEF (em espanhol) e passou a disputar o Campeonato Nacional. O primeiro título na principal divisão do país veio anos depois, em 1969, tendo novamente como peça chave o meia-atacante tupiniquim Gomes Nogueira, um dos maiores ídolos da história dos Azucenas.
Apesar do excelente desempenho no fim da década de 60, o time não conseguiu repetir as boas campanhas nos anos 70 e, em 1972, acabou rebaixado. O fato surpreendeu a todos, pois a LDU contava com um forte plantel de jogadores. A estada na segunda divisão não durou muito e o clube conseguiu voltar ao primeiro escalão no ano seguinte, de forma invicta.
A volta ao primeiro escalão fez o time regressar ao caminho das vitórias e dos títulos. Em 1974 e 1975, a equipe venceu o Campeonato Equatoriano e obteve pela terceira vez uma vaga na Copa Libertadores da América, o maior torneio do continente.
Na edição de 1976 da mais importante competição sul-americana, a LDU fez sua melhor campanha, alcançando as semifinais do certame. O time acabou eliminado pelos brasileiros do Cruzeiro, posterior campeão em cima do River Plate, da Argentina.
A década de 80 marcou um período de transição da equipe equatoriana e o clube não ergueu nenhum título nacional. A agremiação voltou a reviver seus períodos de glória nos anos 1990, onde venceu três campeonatos do Equador, em 1990, 98 e 99.
O período também ficou marcado pela fundação do estádio Casa Blanca, em 1997, na cidade de Quito, com capacidade para 55 mil espectadores.
Em 2000, assim como na década de 70, a LDU, mesmo contando com um forte elenco, não começou bem o século 21 e acabou rebaixada para a segunda divisão. A equipe logo voltou a jogar um bom futebol e no ano seguinte retornou à elite.
À volta ao primeiro escalão trouxe mais três conquistas do Campeonato Equatoriano, em 2003, 2005 e 2007, se tornando o quarto maior vencedor do país. Com nove títulos, a LDU está atrás apenas de Barcelona (13), El Nacional (13) e Emelec (10).

A equipe ganhou a Libertadores de 2008 enfrentando grandes clubes de tradição como o Estudiantes de La Plata, o San Lorenzo, o América do México e o Fluminense. Após derrotar o último na primeira partida da final, em Quito, com placar de 4-2 e perder no lendário Maracanã, no Rio de Janeiro por 3-1, a definição resultaria da decisão por pênaltis, onde desempenhou um papel decisivo o goleiro José Francisco Cevallos, um dos heróis da conquista. Outras importantes figuras da equipe campeã foram: Joffre Guerrón, o melhor jogador da taça; Claudio Bieler, que fez gols importantes como na partida contra o San Lorenzo, em Buenos Aires; Luis Bolaños, que foi o goleador da equipe; Damián Manso, Enrique Vera, Norberto Araujo, Jairo Campos e Patricio Urrutia. A conquista também cedeu o a partipação da Liga no Mundial Interclubes, quando a equipe sagrou-se vice-campeã ao perder para o Manchester United por 1x0 no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.
Após a conquista do maior troféu das Américas, a LDU conseguiu o direito da disputa da Recopa Sul-Americana e foi campeã em 2009 ao ganhar do Internacional por 1 a 0 em Porto Alegre, gol de Bieler, aos 11'/2ºT., e por 3 a 0 em Quito, com gols de Espínola, 9'/1ºT. (1-0); Bieler, 39'/1ºT. (2-0) e Vera, 9'/2ºT. (3-0), conquistando assim mais um título internacional e uma vaga para a disputa na edição seguinte, garantida pela conquista seguinte da Copa Sul-Americana, também em 2009.
Durante sua campanha na Copa Sul-Americana, a Liga eliminou o Lanús nas oitavas-de-final, ganhando por 4 a 1 em Quito e empatando por 1 a 1 na Argentina. Após passar com certa tranquilidade pelo primeiro argentino, o clube equatoriano enfrentou o também argentino Vélez Sársfield pelas quartas-de-final, empatando por 1x1 fora de casa no Estádio José Amalfitani e ganhando em casa, no Estádio Casa Blanca, por 2 a 1. Nas semifinais, a vítima da vez foi o River Plate do Uruguai. Vencendo uma das partidas por 7 a 0, a vaga para a final não foi dificilmente atingida. Na final, o clube mais uma vez encontrou-se com o Fluminense, time que havia sido vice-campeão da Copa Libertadores da América em 2008 e, como ano anterior, fez valer seu mando de campo vencendo por 5 a 1, com destaque para o atacante Méndez, que marcou 3 vezes contra o time brasileiro. Na partida de volta, no Maracanã, a equipe carioca conseguiu fazer 3 a 0 na Liga, porém a taça inédita foi para o Equador, garantindo assim mais uma conquista internacional importante para o novo campeão das Américas.
O atacante Bieler foi o artilheiro da competição com 8 gols, um gol a mais que o seu companheiro de equipe Méndez, que terminou com 7.
A equipe equatoriana conseguiu mais um título internacional em 2010, quando enfrentou e derrotou pela Recopa Sul-Americana o Estudiantes de La Plata, campeão da Copa Libertadores da América de 2009. Venceu o primeiro jogo por 2 a 1 em Quito e segurou o 0 a 0 em La Plata, sagrando-se campeã da Recopa Sul-Americana 2010.
  
Títulos

Copa Libertadores da América: 2008
Recopa Sul-Americana: 2009, 2010
Copa Sul-Americana: 2009
Campeonato Equatoriano 1969, 1974, 1975, 1990, 1998 , 1999, 2003, 2005 (A), 2007, 2010
Campeonato Equatoriano Série B 1974, 2001


Estádio

Estádio da Liga Deportiva Universitária, também conhecido como Casa Blanca é um estádio localizado em Quito, no Equador. Tem capacidade para 55.400 torcedores.
O projeto do estádio começou no ano de 1995 e foi inaugurado em 6 de Março de 1997 num amistoso entre LDU e o Clube Atlético Mineiro do Brasil vencido pelos anfitriões por 3 a 1.

Apelidos Azucenas, Albos, Universitarios, La U, Los Centrales, La Bordadora, Rey de Copas del Ecuador  

Site
http://www.ldu.com.ec/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância