sábado, 11 de junho de 2011

Centro Deportivo Olmedo

Existem diferentes versões para a denominação do Centro Deportivo Olmedo, que foi fundado no dia 11 de novembro de 1919 e é um dos clubes mais antigos do futebol do Equador.
Para alguns, o nome foi uma homenagem ao famoso poeta e político equatoriano de Guaiaquil, José Joaquín de Olmedo. No entanto, outros sustentam a teoria de que a reunião realizada para o surgimento da agremiação foi realizada na rua Olmedo, daí o nome do clube.
De qualquer forma, o Olmedo começou sua história disputando apenas competições amadoras, sem grande relevância no cenário nacional. Somente em 1970 ingressou no futebol profissional.
No entanto, só começou a se destacar na metade dos anos 1990, quando conseguiu boas colocações no campeonato equatoriano, o que lhe garantiu disputar a Copa Libertadores, mesmo sem ganhar um título sequer.
O ano 2000 foi o da grande redenção do clube, pois o Olmedo conquistou pela primeira vez o título de campeão equatoriano da primeira divisão. Com um time muito bem armado na defesa, um meio-campo criativo e contando com um ataque eficiente, a equipe logo conquistou o primeiro turno do campeonato, o Torneio Apertura.
A liga final classificava os seis melhores times do Equador para a última fase e o Olmedo teve como adversários o El Nacional, o Emelec., Aucas, Espoli e o Barcelona de Quito.
Nos jogos decisivos, a equipe de Riobamba demonstrou personalidade e surpreendeu os tradicionais times equatoriano. No fim do campeonato, após feitos incríveis, como derrotar o Emelec em Quito por 3 a 0 e o El Nacional também na capital por 2 a 0, o time se sagrou campeão com 22 pontos, seis a mais que o segundo colocado, o Emelec.
Após a conquista, o povo de Riobamba e de Chimborazo comemorou muito o inédito feito alcançado pelo Olmedo.
Os jornais destacavam o incrível título de um time até então considerado pequeno, mas que, mesmo com um elenco sem grandes estrelas e sem muitos recursos, conseguiu sagrar-se campeão.
Antes disso, o único título que a equipe possuía era o campeonato da segunda divisão de 1994.
Da Copa Libertadores, o clube participou algumas vezes, mas sem grande sucesso. Sua melhor campanha foi no ano de 2002, quando chegou às oitavas-de-final. O Olmedo disputou as edições da competição em 2001, 2002 e 2005.
Em 2007, participou da Copa Sul Americana, chegando até a segunda etapa. Em 2002, o time caiu para a segunda divisão, mas conseguiu retornar sendo campeão ano seguinte.

Títulos

Serie A de Ecuador  2000
Serie B de Ecuador  1994 e 2003

Estádio

Estadio Olímpico, vulgarmente designado por Estádio Olímpico de Riobamba para disambiguate-lo de outros estádios de um nome similar, é um estádio multi-uso em Riobamba, no Equador. Hoje é usado principalmente para jogos de futebol e é o estádio de Olmedo, além de outros clubes da divisão inferior na cidade. O estádio tem 18.936 espectadores e abriu em 1926.

Apelidos El ídolo de Riobambenio, El Ciclón Andino, El Ciclón de los Andes, Decano del Fútbol Ecuatoriano

Site

http://www.cdolmedo.com.ec/