Pular para o conteúdo principal

Centro Deportivo Olmedo

Existem diferentes versões para a denominação do Centro Deportivo Olmedo, que foi fundado no dia 11 de novembro de 1919 e é um dos clubes mais antigos do futebol do Equador.
Para alguns, o nome foi uma homenagem ao famoso poeta e político equatoriano de Guaiaquil, José Joaquín de Olmedo. No entanto, outros sustentam a teoria de que a reunião realizada para o surgimento da agremiação foi realizada na rua Olmedo, daí o nome do clube.
De qualquer forma, o Olmedo começou sua história disputando apenas competições amadoras, sem grande relevância no cenário nacional. Somente em 1970 ingressou no futebol profissional.
No entanto, só começou a se destacar na metade dos anos 1990, quando conseguiu boas colocações no campeonato equatoriano, o que lhe garantiu disputar a Copa Libertadores, mesmo sem ganhar um título sequer.
O ano 2000 foi o da grande redenção do clube, pois o Olmedo conquistou pela primeira vez o título de campeão equatoriano da primeira divisão. Com um time muito bem armado na defesa, um meio-campo criativo e contando com um ataque eficiente, a equipe logo conquistou o primeiro turno do campeonato, o Torneio Apertura.
A liga final classificava os seis melhores times do Equador para a última fase e o Olmedo teve como adversários o El Nacional, o Emelec., Aucas, Espoli e o Barcelona de Quito.
Nos jogos decisivos, a equipe de Riobamba demonstrou personalidade e surpreendeu os tradicionais times equatoriano. No fim do campeonato, após feitos incríveis, como derrotar o Emelec em Quito por 3 a 0 e o El Nacional também na capital por 2 a 0, o time se sagrou campeão com 22 pontos, seis a mais que o segundo colocado, o Emelec.
Após a conquista, o povo de Riobamba e de Chimborazo comemorou muito o inédito feito alcançado pelo Olmedo.
Os jornais destacavam o incrível título de um time até então considerado pequeno, mas que, mesmo com um elenco sem grandes estrelas e sem muitos recursos, conseguiu sagrar-se campeão.
Antes disso, o único título que a equipe possuía era o campeonato da segunda divisão de 1994.
Da Copa Libertadores, o clube participou algumas vezes, mas sem grande sucesso. Sua melhor campanha foi no ano de 2002, quando chegou às oitavas-de-final. O Olmedo disputou as edições da competição em 2001, 2002 e 2005.
Em 2007, participou da Copa Sul Americana, chegando até a segunda etapa. Em 2002, o time caiu para a segunda divisão, mas conseguiu retornar sendo campeão ano seguinte.

Títulos

Serie A de Ecuador  2000
Serie B de Ecuador  1994 e 2003

Estádio

Estadio Olímpico, vulgarmente designado por Estádio Olímpico de Riobamba para disambiguate-lo de outros estádios de um nome similar, é um estádio multi-uso em Riobamba, no Equador. Hoje é usado principalmente para jogos de futebol e é o estádio de Olmedo, além de outros clubes da divisão inferior na cidade. O estádio tem 18.936 espectadores e abriu em 1926.

Apelidos El ídolo de Riobambenio, El Ciclón Andino, El Ciclón de los Andes, Decano del Fútbol Ecuatoriano

Site

http://www.cdolmedo.com.ec/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância