Pular para o conteúdo principal

Club Santos Laguna S.A. de C.V.

Club Santos Laguna é um clube de futebol mexicano da cidade de Torreón . Torreón é a principal cidade da Comarca Lagunera (daí o nome “Laguna”), nona maior área metropolitana do país. Apesar desse potencial, a cidade do norte mexicano nunca conseguiu se consolidar no futebol. O fato de o Estado de Coahuila fazer fronteira com os Estados Unidos torna a influência do vizinho do norte grande. O público local tem a tradição de apreciar o beisebol e o basquete com o mesmo fervor que dispende ao futebol.

Por isso, o futebol lagunero viva aos soluços. Na década de 1970, duas equipes torreonenses chegaram à elite do futebol mexicano, o Torreón (Diablos Blancos) e o Laguna (Algodoneros). Com dificuldades financeiras, ambas acabaram vendendo suas franquias e se transformaram em Universidad de Guadalajara (Leones Negros) e Deportivo Neza.

O insucesso do futebol profissional lagunero não tinha reflexo no desempenho em torneios amadores. O Instituto Mexicano de Seguridad Social organizava campeonatos nacionais entre suas unidades estaduais e o time da Comarca Lagunera – que tinha sede na cidade de Gómez Palacio – era um dos mais fortes. Em 1982, José Díaz Couder, chefe de serviços sociais do IMSS de Gómez Palácio, aceitou o convite de comprar a franquia do Tuberos de Veracruz. Desse modo, o IMSS teria um time na terceira divisão mexicana.

A idéia inicial era montar o time em Gómez Palacio, mas havia pouca estrutura na cidade lagunera. Desse modo, o time foi para Santa Cruz, cidade no sul do México onde o IMSS tem uma colônia de férias. Como referência à cidade do estado de Tlaxcala, o novo time passou a se chamar Santos IMSS. Não deu certo e, no ano seguinte, o instituto decidiu recolocar o time em La Laguna. Como não havia estádio apropriado em Gómez Palacio, a diretoria instalou a franquia em Torreón, mudando o nome do time para Santos IMSS Laguna.

Logo na primeira temporada, o time conquistou o título da Terceirona mexicana. Em 1984, o IMSS decidiu vender todas as suas franquias de futebol (o instituto possuía também o Atlante e o Oaxtepec). Empresários torreonenses compraram o time verdiblanco, que passou a se chamar apenas Club Santos Laguna. Com a nova diretoria, a equipe ficaria quatro anos na Segundona, até subir à elite comprando a vaga do Ángeles de Puebla. Em 1990, o Grupo Modelo (dono da cervejaria Corona) comprou o clube.

A chegada de um grande investidor deu poder econômico aos laguneros. Com um time forte e a ajuda da torcida fiel e do calor seco do norte mexicano, os jogos no estádio Corona passaram a ser pesadelos para os adversários da região central do país. Nos primeiros anos, ainda houve um período de fragilidade, mas o time cresceu e se tornou uma das forças regionais do país. Ainda mais depois da chegada do atacante Jared Borgetti.

O matador mexicano – e um dos principais carrascos da seleção brasileira dos últimos anos – fez história no clube, sagrando-se artilheiro por três vezes em sete temporadas no clube. Ainda foi um dos heróis das duas conquistas nacionais dos santistas aztecas em 1996 e 2001. Vindo do Atlas, estreou pelo Santos Laguna marcando um gol contra o América.

Era apenas o início de uma grande trajetória. Foram 189 gols marcados em 295 jogos, conseguindo o título de maior artilheiro da (curta) história do clube. Uma trajetória que terminou em 2004, quando o centroavante foi contratado pelo Dorados de Sinaloa. Nesse período, os laguneros conquistaram seus dois únicos títulos nacionais, em 1996 (Torneo de Invierno) e 2001 (Torneo de Verano). Em duas décadas, o Santos já igualara as glórias de Monterrey e Tigres, clubes mais tradicionais do norte do México. No título de 2001, mais de 450 mil pessoas nas ruas de Torreón comemorando a conquista.

O ano de 2004 havia sido o último de maior destaque da equipe. Na ocasião, o Santos Laguna, ao derrotar o Chivas na final, conquistou a Interliga, torneio criado para decidir uma vaga mexicana para a Libertadores. Na primeira fase, um desempenho excelente, com doze pontos somados em seis partidas. Foram três vitórias, uma delas contra o Cruzeiro, e três empates. Nas oitavas, os Guerreros foram batidos em casa pelo forte River Plate, no jogo de ida, por 2 a 1, mas no retorno, mostraram o porquê de seu apelido. Com muita raça, derrotaram os argentinos por 1 a 0 em pleno Monumental de Núñez, levando o confronto para os pênaltis. Mesmo com a derrota na disputa na marca da cal, ficou a boa impressão deixada no continente americano.

Desde a saída de Borgetti, o Santos Laguna perdeu espaço aos poucos, deixando de ser uma força nacional. Na temporada 2006/7, os verdiblancos por pouco não assinaram o passaporte para a Segunda Divisão. Após um Apertura vergonhoso, no qual o time terminou na lanterna, com apenas uma vitória em 17 partidas, a diretoria investiu pesado para fugir da Segundona. Entre os contratados estava o goleiro Oswaldo Sánchez, titular da seleção mexicana.

No Clausura 2007, a pressão por vitórias atrapalhou o time, mas o treinador Wilson Graniollati conseguiu conduzir os Guerreros à salvação. Mais que isso, o time ainda consegui uma vaga na Liguilla (mata-mata). Foram eliminados em seguida, é verdade, mas não entregaram a classificação para o Pachuca de forma tranqüila. Foram dois duros empates por 1 a 1 contra o time que conquistria o título nacional e a Copa dos Campeões da Concacaf semanas depois.

Títulos

Primera División de México  Invierno 1996, Verano 2001, Clausura 2008.
Segunda División de México "B"  1983-1984

Estádio 

Em 11 de Novembro de 2009, inaugurou seu novo estádio, o Nuevo Estadio Corona, que tem capacidade para 30.000 pessoas. Na partida de inauguração, o Santos Laguna venceu seu xará brasileiro, o Santos Futebol Clube, por 2 a 1.

Apelidos Guerreros, Laguneros, Albiverdes, Verdiblancos.

Site

http://www.clubsantoslaguna.com.mx/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância