sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sociedad Deportiva Aucas

Sociedad Deportiva Aucas, é um clube de futebol do Equador com sede na cidade de Quito. Para a temporada 2011 o clube joga na Segunda Categoría do futebol equatoriano.
Foi fundado em 6 de fevereiro de 1945. Em seu inicio pertencia a multinacional Royal Dutch Shell da qual foi fundado, usando suas cores tradicionais.
Quanto a seu escudo, em principio tinha o logo da multinacional anglo-holandesa, com um índio chamado Huaorani dentro do mesmo, que comunente os chamava de Aucas, devido ao nome do clube foi tomado em honra a bravura e hostilidade desta tribo amazônica que havia enfrentado a muitos trabalhadores da petrolífera Shell, quando estes trabalhavam na investigação de solos naquela zona equatoriana.
Pouco depois de sua fundação chegou a ser a equipe mais popular e poderosa de Quito e é uma das equipes mais antigas e tradicionais do Equador. Em novembro de 2009 foi nomeado como Patrimonio Cultural de Quito.
Seu histórico e tradicional rival é a Liga Deportiva Universitaria de Quito, clube com quem disputa o Superclásico de Quito.
Quando se criou o campeonato nacional, Aucas não conseguiu conquistar nenhum título, porém várias vezes esteve a ponto de consegui-lo. Já participou de torneios como Copa Merconorte, na qual foi sua primeira participação internacional em 2001 (Aucas foi o primeiro clube equatoriano que ganhou uma partida internacional oficial no território mexicano; foi na Copa Merconorte de 2001, no Estadio Municipal de Aguascalientes, ante Necaxa por 3 a 1)e Copa Sulamericana em 2002 enfrentando ao Barcelona Sporting Club e em 2004 enfrentou seu eterno rival Liga de Quito,eliminado na primera etapa frente a essas equipes.

Títulos

Serie B de Ecuador :1974-E2,1991-E2
Segunda Categoría: 1972, 1986-E2.

Estádio
Disputa suas partidas no Estadio de Sociedad Deportiva Aucas localizado no setor de Chillogallo com uma capacidade de 21.689 personas. É importante assinalar que Aucas é, junto com  Barcelona de Guayaquil, Emelec de Guayaquil e Liga de Quito uma das quatro equipes que contam com um estádio próprio.
Iniciado a obra em 1987,  tinha sido planejado para  28.000 pessoas, porém a realidade econômica do clube, obrigou a reduzir  para abrigar  22.000 lugares.
Aucas em 1991 deixou de jogar como mandante no Estadio Olímpico Atahualpa, porém oficialmente o clube fez suas apresentações como mandante em seu próprio estádio desde  20 de fevereiro de 1994, onde foi inaugurado enfrentando em uma partida amistosa o clube colombiano Junior de Barranquilla
Desta maneira Aucas se converteu no primeiro clube de futebol de Quito em ter estádio próprio.

Apelidos Equipo Oriental, Equipo de la Selva Amazónica, Papa Aucas, El ídolo de Quito, El ídolo del pueblo, Orientales, Ex Petrolero, El Equipo Oro y Grana, Indio

Site
http://www.aucas.com/