Pular para o conteúdo principal

Iraty Sport Club

Fundado na cidade de Irati, em 1914, por um grupo de esportistas liderados por Antônio Xavier da Silveira, o Iraty Sport Club é um dos mais antigos do Paraná. Fez seu primeiro jogo no mesmo ano, vencendo o Imbituvense por 3x0.

Apesar de muito velho no futebol brasileiro, o Iraty começou a participar de competições oficias somente na década de 60. De 1960 à abril de 1962 participou da divisão extra de profissionais. Sua melhor campanha foi em 1961, quando decidiu com o C.A. Ferroviário, de Curitiba, o título de campeão da região sul do Paraná;

Em 1964, o Iraty passou por um momento muito difícil. Após terminar o Campeonato Paranaense em sétimo, o clube ficou durante três décadas afastado da elite do futebol paranaense. Isso porque a equipe se afastou do esporte profissional e só voltou a jogar uma partida oficial em 1992.

Nesse ano, o Azulão disputou a segunda divisão do Campeonato Paranaense. Porém, o clube não conseguiu o acesso, ficando com a quinta colocação.

Em 1993, a equipe finalmente conseguiu seu retorno para a elite do futebol do Paraná. O time fez uma boa campanha na divisão de acesso e conquistou o título no fim do campeonato e o direito de jogar a primeira divisão em 1994.

No retorno à elite, o time de Irati não fez feio. O Azulão fez uma excelente primeira fase e se classificou para a segunda etapa como líder do grupo B. Mas, na parte seguinte do torneio, a equipe foi eliminada no saldo de gols, após empatar com o Londrina em número de pontos.

No ano de 1995, o desempenho do time não foi muito bom. O clube ficou em penúltimo lugar com 13 pontos, nove a menos que o último classificado, o Batel. Na temporada seguinte, em 1996, a equipe não jogou nenhum torneio, pois ficou licenciada.

Uma campanha muito boa marcou 1997, quando o Iraty se classificou, invicto, no grupo B da primeira etapa, com 18 pontos. Apesar disso, o clube não teve um bom desempenho na fase final e ficou com a quinta colocação, muito longe do campeão Paraná.

No ano seguinte, o Azulão teve um campeonato de destaque novamente. Ficou em quarto da classificação geral na primeira fase e garantiu o direito de disputar a etapa final. Porém, teve pela frente Atlético-PR, Coritiba e Paraná, os grandes clubes do estado e se contentou com o quarto lugar e o título de melhor time do interior.

Em 1999, o Iraty voltou a tropeçar e ir muito mal no Campeonato Paranaense. A campanha ruim acarretou ao clube o rebaixamento. O retorno aconteceu em 2000 com o vice-campeonato da segunda divisão.

A temporada de 2001 foi boa e o Azulão saiu como o terceiro melhor ataque da competição, em sexto colocado e com o vice-artilheiro, Itamar, com 14 gols.

Em 2002, a torcida do Iraty viu o clube conquistar o maior título de sua história. Após 88 anos de caminhada, o Azulão finalmente levantou a taça do Campeonato Paranaense.

Com um torneio sem as grandes equipes, que estavam na Copa Sul-Minas, o time foi em busca da conquista e conseguiu com 35 pontos, sete a mais que o vice-campeão Grêmio Maringá. Ainda nesse ano, o Iraty ficou com o título de campeão paranaense de juniores.

Nos anos seguintes, o time não voltou a figurar como uma das principais equipes do Paraná e somente obteve destaque em 2007 com seu time de juniores, que foi até às semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Azulão foi derrotado pelo Cruzeiro, clube campeão do torneio.
Em 2008, o Iraty Sport Club inicia a construção de um CT em Londrina, para onde vai transferir suas categorias de base.

A já alardeada parceria do “Azulão” com o técnico Vanderlei Luxemburgo e o empresário de jogadores Juan Figer estaria por trás do investimento, que visa transformar o local em um CT de nível internacional. O londrinense Val de Mello, que por várias vezes treinou o time profissional do Iraty – inclusive na conquista do título estadual de 2002 –, será o gerente de futebol do projeto.

A intenção é brigar para que o local hospede alguma seleção que possa vir a ficar no Paraná durante a Copa do Mundo de 2014. Na estrutura do clube em Irati, permanecerá apenas o time profissional.


Títulos

Campeão da Divisão Intermediária (1993)

Campeão do Interior (1998)

Campeão paranaense (2002)

Estádio

Estádio Coronel Emílio Gomes
O Iraty Sport Club possui seu próprio Estádio Cel. Emílio Gomes, sito à Rua Vicente Machado, 966 - Iraty/PR, inaugurado em 21de abril de 1950, com capacidade de 8.000 espectadores sentados .

Hino

Sou azulão de coração
Sou Iraty até morrer
Vai azulão que a multid
ão
Veste a camisa com
você
Do interior a força azul
Que orgulha a pérola do sul

Solta seu grito com emoção
Tinge de azul meu coração
Em campo a história a tradição
Meu Irat
y meu azulão

Iraty Sport Club essa bandeira
Eu sem
pre quero desfraldar
E a torcida sua fiel companheira

Vai a vitória lhe levar

Pões s
ua força, sua garra, sua luta
Põe no gramado o seu talento em ação


Escudos Antigos





Mascote
: Gralha Azul
Apelido:Azulão








site:www.iraty.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância