Pular para o conteúdo principal

Iraty Sport Club

Fundado na cidade de Irati, em 1914, por um grupo de esportistas liderados por Antônio Xavier da Silveira, o Iraty Sport Club é um dos mais antigos do Paraná. Fez seu primeiro jogo no mesmo ano, vencendo o Imbituvense por 3x0.

Apesar de muito velho no futebol brasileiro, o Iraty começou a participar de competições oficias somente na década de 60. De 1960 à abril de 1962 participou da divisão extra de profissionais. Sua melhor campanha foi em 1961, quando decidiu com o C.A. Ferroviário, de Curitiba, o título de campeão da região sul do Paraná;

Em 1964, o Iraty passou por um momento muito difícil. Após terminar o Campeonato Paranaense em sétimo, o clube ficou durante três décadas afastado da elite do futebol paranaense. Isso porque a equipe se afastou do esporte profissional e só voltou a jogar uma partida oficial em 1992.

Nesse ano, o Azulão disputou a segunda divisão do Campeonato Paranaense. Porém, o clube não conseguiu o acesso, ficando com a quinta colocação.

Em 1993, a equipe finalmente conseguiu seu retorno para a elite do futebol do Paraná. O time fez uma boa campanha na divisão de acesso e conquistou o título no fim do campeonato e o direito de jogar a primeira divisão em 1994.

No retorno à elite, o time de Irati não fez feio. O Azulão fez uma excelente primeira fase e se classificou para a segunda etapa como líder do grupo B. Mas, na parte seguinte do torneio, a equipe foi eliminada no saldo de gols, após empatar com o Londrina em número de pontos.

No ano de 1995, o desempenho do time não foi muito bom. O clube ficou em penúltimo lugar com 13 pontos, nove a menos que o último classificado, o Batel. Na temporada seguinte, em 1996, a equipe não jogou nenhum torneio, pois ficou licenciada.

Uma campanha muito boa marcou 1997, quando o Iraty se classificou, invicto, no grupo B da primeira etapa, com 18 pontos. Apesar disso, o clube não teve um bom desempenho na fase final e ficou com a quinta colocação, muito longe do campeão Paraná.

No ano seguinte, o Azulão teve um campeonato de destaque novamente. Ficou em quarto da classificação geral na primeira fase e garantiu o direito de disputar a etapa final. Porém, teve pela frente Atlético-PR, Coritiba e Paraná, os grandes clubes do estado e se contentou com o quarto lugar e o título de melhor time do interior.

Em 1999, o Iraty voltou a tropeçar e ir muito mal no Campeonato Paranaense. A campanha ruim acarretou ao clube o rebaixamento. O retorno aconteceu em 2000 com o vice-campeonato da segunda divisão.

A temporada de 2001 foi boa e o Azulão saiu como o terceiro melhor ataque da competição, em sexto colocado e com o vice-artilheiro, Itamar, com 14 gols.

Em 2002, a torcida do Iraty viu o clube conquistar o maior título de sua história. Após 88 anos de caminhada, o Azulão finalmente levantou a taça do Campeonato Paranaense.

Com um torneio sem as grandes equipes, que estavam na Copa Sul-Minas, o time foi em busca da conquista e conseguiu com 35 pontos, sete a mais que o vice-campeão Grêmio Maringá. Ainda nesse ano, o Iraty ficou com o título de campeão paranaense de juniores.

Nos anos seguintes, o time não voltou a figurar como uma das principais equipes do Paraná e somente obteve destaque em 2007 com seu time de juniores, que foi até às semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Azulão foi derrotado pelo Cruzeiro, clube campeão do torneio.
Em 2008, o Iraty Sport Club inicia a construção de um CT em Londrina, para onde vai transferir suas categorias de base.

A já alardeada parceria do “Azulão” com o técnico Vanderlei Luxemburgo e o empresário de jogadores Juan Figer estaria por trás do investimento, que visa transformar o local em um CT de nível internacional. O londrinense Val de Mello, que por várias vezes treinou o time profissional do Iraty – inclusive na conquista do título estadual de 2002 –, será o gerente de futebol do projeto.

A intenção é brigar para que o local hospede alguma seleção que possa vir a ficar no Paraná durante a Copa do Mundo de 2014. Na estrutura do clube em Irati, permanecerá apenas o time profissional.


Títulos

Campeão da Divisão Intermediária (1993)

Campeão do Interior (1998)

Campeão paranaense (2002)

Estádio

Estádio Coronel Emílio Gomes
O Iraty Sport Club possui seu próprio Estádio Cel. Emílio Gomes, sito à Rua Vicente Machado, 966 - Iraty/PR, inaugurado em 21de abril de 1950, com capacidade de 8.000 espectadores sentados .

Hino

Sou azulão de coração
Sou Iraty até morrer
Vai azulão que a multid
ão
Veste a camisa com
você
Do interior a força azul
Que orgulha a pérola do sul

Solta seu grito com emoção
Tinge de azul meu coração
Em campo a história a tradição
Meu Irat
y meu azulão

Iraty Sport Club essa bandeira
Eu sem
pre quero desfraldar
E a torcida sua fiel companheira

Vai a vitória lhe levar

Pões s
ua força, sua garra, sua luta
Põe no gramado o seu talento em ação


Escudos Antigos





Mascote
: Gralha Azul
Apelido:Azulão








site:www.iraty.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...