segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Sociedade Imperatriz de Desportos


Fundado em 4 de fevereiro de 1962, a Sociedade Imperatriz de Desportos inicialmente chamou-se Sociedade Atlética Imperatriz. Foram mais de 38 anos com o mesmo nome, até que em 18 de fevereiro de 2000 o clube passou a ser Sociedade Esportiva Imperatriz. A denominação atual do Cavalo de Aço, como é conhecida a agremiação, veio em 2001 e, com isso, uma maior representatividade no futebol maranhense.

O clube nunca teve muito destaque no cenário futebolístico brasileiro, contando apenas com discretas participações no Campeonato Brasileiro da Série C em 1987 e 1995.

Em 2002, uma nova administração passou a tomar conta do time e, assim, a Imperatriz passou a disputar as fases finais das competições no Maranhão. Apostando em uma equipe jovem, o Cavalo de Aço começou a incomodar Sampaio Correia, Moto Clube e Maranhão Atlético Clube, os grandes do estado. Nos anos seguintes, a base foi mantida e apenas alguns reforços chegaram para trazer experiência ao elenco.

A fórmula deu certo em 2005, quando o alvirrubro conquistou o Campeonato Maranhense de futebol, na final contra o Moto Clube. O Cavalo de Aço venceu o segundo turno e conquistou o direito de disputar o título contra o vencedor do primeiro turno, o Moto Clube. Na final, o primeiro jogo terminou 4 a 2 para a Imperatriz e, na segunda partida, nova vitória, desta vez por 3 a 2.

Após essa conquista, o time pôde disputar a Copa do Brasil em 2006, fato que se repetiu em 2007 e 2008. Já na Série C, o alvirrubro participou em 2002, 2003, 2006 e 2007. A evolução da equipe se manteve, principalmente em 2007, quando chegou ao vice-campeonatos maranhense e da Taça de São Luís.

O grande rival da Imperatriz é o Tocantins. O jogo tem tanta importância para ambas as equipes que já tem nome próprio, assim como o Fla-Flu, Grenal ou Bavi. Na região, o confronto é chamado de “Tocantriz”.

Títulos

Campeonato Maranhense 2005

Estádio

Seu estádio é o Frei Epifânio D'Abadia, mais conhecido como Abadião, com capacidade para dez mil espectadores. Seu jogo mais importante foi a primeira partida da final do Campeonato Maranhense de 2005, contra o Moto Clube. Nesse confronto, o estádio recebeu sua capacidade máxima de torcedores.

Hino

Imperatriz, teu nome é uma bandeira
Exaltai o vosso altivo pavilhão
Tu és o mais forte no esporte
Um clube muitas vezes campeão
Em tuas cores, ouro lembrou
Em campo tua garra faz vibrar o torcedor
E a galera, num grito de guerra
Buscando a vitória, aplaude os heróis
Tua torcida, num grito de guerra
No campo aplaude teus onze heróis
Cavalo de Aço, Cavalo de Aço
No teu passado, não há fracasso
O teu presente, orgulha a gente
No peito o escudo que inflama
E busca a fama, com muito ardor
Be
m alto eu aclamo com orgulho
Sou alvirrubro, com muito amor

Mascote

Cavalo de Aço