terça-feira, 7 de outubro de 2008

Duque de Caxias Futebol Clube

Se comparado aos principais clubes de futebol do país, cujas fundações datam do início do século passado, o Duque de Caxias Futebol Clube pode ser considerado um time jovem. Criado em 22 de fevereiro de 1957, no município de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o primeiro nome escolhido para a entidade foi Tamoio Futebol Clube.

Ainda com suas três primeiras cores (branco, azul e vermelho) e com o nome de Tamoio, o time caxiense começou a dar seus primeiros passos no cenário do futebol. Em constantes acessos e descensos, o clube passou a maior parte de sua história disputando a segunda e a terceira divisões do Estadual do Rio.

Porém, em 2005, após uma parceria com a prefeitura da cidade, o clube mudou de nome, passando a se chamar Duque de Caxias Futebol Clube. Em virtude da aliança, a agremiação trocou também a cor vermelha pela laranja, continuando a ser tricolor, mas com uma pequena modificação.

Fundado em 08 de março de 2005, o Duque de Caxias Futebol Clube, também conhecido como "Gigante Tricolor da Baixada", tem como cores oficiais laranja, azul e branco.

Em seus poucos anos de vida, o clube teve uma ascensão meteórica. Já no ano de sua fundação sagrou-se campeão invícto da seletiva de acesso a segunda divisão de profissionais (2006) do estado do Rio de Janeiro.

Em 2006, o Gigante Tricolor da Baixada disputou pela primeira vez a segunda divisão do estadual, ficando de cara com a expressiva 6º colocação na classificação geral.

Em 2007, o clube disputou novamente a segunda divisão do campeonato carioca, e obteve maior sucesso, conseguindo a 5º colocação geral e conquistando a última vaga de acesso a Elite do futebol carioca (1ª Divisão - 2008).

Em 2008, o Duque de Caxias estará debutando na primeira divisão do campeonato estadual, esperando fazer uma boa campanha para se manter na elite e quem sabe até brigar por uma vaga na série "C" do brasileiro.

Estádio

O Duque de Caxias FC manda os seus jogos atualmente no estádio Romário de Souza Farias, localizado dentro do Centro Esportivo Romário de Souza Farias, o popular Marrentão, em Xerém, distrito da cidade de Duque de Caxias (no lugar do antigo Tamoio).

Em dezembro do ano passado, o clube inaugurou o Estádio Romário de Souza Farias, o Marrentão, num amistoso com uma equipe mista do Vasco que terminou empatado em 1 a 1. O centroavante dos mil gols, contudo, nunca compareceu ao estádio.

Hino

Tu és a alegria do povo,

O grande Tricolor da Baixada,

Espírito guerreiro de Campeão.

Pra sempre no nosso coração.

Majestoso Duque de Caxias,

Tuas cores são de explendor,

É Duque de Caxias Campeão.

É raça! É luta! É fibra! sempre a tua tradição.

É DUQUE! É DUQUE! É DUQUE CAMPEÃO.

No grito da galera, no tom da emoção,

Orgulho da imensa nação.

Mascote

Em virtude da torcida organizada Dragões de Caxias, a mascote do clube é uma referência ao símbolo criado pelos torcedores, sendo então escolhido um dragão para representar o Tricolor da Baixada.

site: http://www.duquedecaxiasfc.com.br