Pular para o conteúdo principal

Ferroviário Atlético Clube

Em 1933, a Rede de Viação Cearense (RVC) começou a fazer serviços extraordinários no turno da noite, para consertar locomotivas, carros e vagões na oficina do Urubu. Os operários mais jovens que moravam longe dali, escolheram o futebol como passatempo entre os dois turnos da alienante jornada de trabalho. Formaram então dois times com os nomes das plantas que foram retiradas na preparação do campo de futebol: "matapasto" e "jurubeba". Da junção dos dois times, foi fundado em 9 de maio de 1933, o Ferroviário Atlético Clube é a maior expressão esportiva de raízes operárias do Brasil. Símbolo da democratização do futebol nacional e precursor do futebol profissional no estado do Ceará.Recebeu, na pia batismal, o nome de Ferroviário Footbal Clube, mas, na confirmação da crisma, foi substituído o Football por Atlético.Valdemar Cabral Caracas, nascido na cidade de Pacoti em 1907, foi o fundador do Ferroviário. Foi também o primeiro comentarista de futebol do estado, trabalhando na Ceará Rádio Clube, pioneira da radiofusão cearense.

Ao longo de mais de sete décadas de história, o Ferroviário sabe muito bem o que é ter uma extensa galeria de ídolos: Popó, Pepê, Manoelzinho, Nozinho, Fernando, Aldo, Macaco, Pacoti, Zé de Melo, Edmar, Coca Cola, Amilton Melo, Paulo Veloso, Simplício, Celso Gavião, Jacinto, Betinho, Jorge Veras, Luisinho das Arábias, Mazinho, Marcelo Veiga, Batistinha, Acássio, entre tantos outros. São 9 títulos estaduais e 21 vice-campeonatos. Recentemente, o Portal Oficial do Ferroviário resgatou e disponibizou toda a relação gloriosa de títulos corais, que vão desde torneios-início a competições interestaduais e até internacionais.

Apontado por historiadores como o clube de origem ferroviária mais vitorioso de todo o país, o Tubarão da Barra é ainda um dos poucos times em atividade remanescentes das representações de classe, muito tradicionais nas primeiras décadas do século passado. Foram muitos alegrias, conquistas e percalços, naturais a toda gloriosa existência. O clube tem um patrimônio invejável e recentemente tem sofrido uma renovação em sua safra de dirigentes que promete dias de muitas alegrias para o Ferrão.

O clube ostenta em sua galeria de grandes resultados três vitórias históricas contra o Fluminense-RJ (2x0 em 1949, 3x2 em 1966 e 4x1 em 1981), Bahia (4x2 em 1940, 4x2 em 1941, 7x2 em 2006), Santos-SP (0x0 em 1968), Santa Cruz-PE (5x2 em 1941), Paysandu-PA (3x2 em 1946 e 2x1 em 1955) e SãoPaulo-SP (2x2 em 1957), entre outras.

Ao todo são mais de 3200 jogos e mais de 1600 atletas utilizados ao longo de 75 anos de existência. Todos esses detalhes estão sendo minuciosamente resgatados em uma série de pesquisas históricas que, no futuro próximo, gerarão um livro e um almanaque, tornando o Ferroviário o único clube do futebol nordestino a conhecer profundamente simplesmente todos os dados da sua história.

O Ferroviário tem o privilégio de conviver com o Sr. Valdemar Caracas, fundador do clube, que chegou recentemente lúcido aos 100 anos de idade. O velho Caracol continua antenado nos noticiários do clube nas rádios cearenses e, principalmente, é um ouvinte assíduo da Rádio Ferrão de todos os domingos.

Títulos

Campeonato Cearense: 9 vezes (1945, 1950, 1952, 1968, 1970, 1979, 1988, 1994 e 1995). Campeonato Cearense - 2ª Divisão: 1937.
Torneio Pentagonal de Fortaleza: 1955.
Copa Cinquentenário do Ceará Sporting Club: 1964.
Copa Estado do Ceará: 1969.

Estádio

O Estádio Elzir Cabral foi inaugurado em 19 de Março de 1989, com o jogo Ferroviário 6 x 0 Guarani de Juazeiro, tornando-se o primeiro estádio particular do estado a ser reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como apta a sediar jogos de competições oficiais.

O maior público pagante já registrado foi o do jogo inaugural, oficialmente 4.679 torcedores. Porém, visualmente, a partida que mais atraiu torcedores foi mesmo Ferroviário 2 x 1 Confiança (SE) no dia 19 de outubro de 1997, válida pelo Campeonato Brasileiro Série C, quando a carga de ingressos colocados à venda, 3.500, esgotou. Contudo, supõe-se que mais de 5.000 torcedores se fizeram presentes.

Hino
Autor: Zezé do Vale

Salve, Salve FAC
É o time dos maiorais
E é FERROVIÁRIO ATLÉTICO CLUBE
O dono das iniciais

Somos companheiros inseparáveis
Na alegria e na tristeza
Com esse vermelho, preto e branco
Que traz o símbolo da beleza

Vamos marchar para a luta
Continuar nossa jornada
Não enxergamos sacrifício
Enfrentamos qualquer parada

O FERRÃO foi e será
O maior do Ceará

Mascote
O Ferroviário já teve como mascotes "não-oficiais" o trem e a cobra coral, mas, desde a compra do terreno e, consequentemente, a construção do campo na Barra do Rio Ceará, foi oficializado o mascote que permanece até os dias de hoje, o Tubarão.





site: http://www.ferrao.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância