Pular para o conteúdo principal

Anápolis Futebol Clube

O Anápolis Futebol Clube foi fundado no dia dia 1º de maio de 1946, por um grupo de carroceiros. Primeiro adotou o nome de Operário Futebol Clube. A idéia era da criação de um time do povão, para competir com outro, a Anapolina, que era considerado um time da elite.

Muitos de seus craques continuam sendo lembrados até hoje por suas brilhantes passagens com a camisa tricolor. Entre os mais citados estão: Nilo,Paulo Choco e Carlinhos.

O Time foi crescendo a cada ano que passava e em 47 conquistou o seu primeiro título estadual, quebrando um tabu. Pela primeira vez um time do interior ganhava o campeonato. Em 1951, muda de nome e passa a ser o Anápolis Futebol Clube que conhecemos até hoje. O time continua a crescer. Assim ele conquista o campeonato regional em 1954.

Na década de 60, o Anápolis já era bastante conhecido e tinha vários nomes, entre eles Galo da Comarca, Tricolor da Manchester, Time dos Carroceiros e muitos outros. Grandes desportistas comandaram o clube, como João Beze, Munir Calisto, Altino Teixeira de Moraes, Amim Gebrim, Osvaldo Cunha Soares, Ronaldo Jaime, Sebastião Richelieu da Costa e Fadel Skaff. Em 61 conquistou o vice-campeonato octogonal e finalizou nessa data sua fase de amadorismo.

Em 1965 sagra-se Campeão Estadual pela segunda vez, vencendo o Vila Nova por 3 a 2 no Estádio Jonas Duarte, assistido por um público recorde. Nesse dia o estádio quase veio ao chão, quando o time entrou em campo com Dida na frente, sequido de Sorriso,Nina, Osmar, Praguaio e Ali: Genésio e Eudécio: Zezito, Nelsom Parrila e Deca. No banco ficaram o goleiro Morais Baiano, Wilson e outros craques.

O técnico era Agnaldo Felisberto, o Caxanbu. No ano seguinte disputou a Copa Brasil, sendo o primeiro clube do interior de Goiás a participar desta competição. Foi 18 vezes campeão da taça cidade de Anápolis.

Por que Tricolor?

O Anápolis é tricolor por acaso. Sua primeira camisa foi comprada por dona Zita Duarte, mulher de Jonas Duarte, que as comprara em São Paulo. Como ela queria dar o uniforme mais bonito que houvesse, entrou numa loja de material esportivo em São Paulo e disse ao vendedor: "quero o jogo de camisa mais bonito igual ao da seleção Paulista, ou seja, camisas de listras finas pretas e brancas com golas e punhos vermelhos".

Títulos
Campeão Goiano 1947/1965
Campeão Goiano - 2ªdivisão 1990

Estádio
Estádio Jonas Duarte

Sua construção foi iniciada em 1964, e o estádio foi inaugurado em 11 de abril de 1965, com apenas um lance de arquibancadas cobertas. O primeiro jogo foi entre o São Paulo e uma (Seleção de Anápolis). O tricolor paulista venceu por 4 x 1, sendo o primeiro gol do estádio anotado pelo jogador Rodarte, do São Paulo.

Posteriormente, foram construídas as arquibancadas descobertas, além de um anel unindo as duas arquibancadas opostas. Na reforma efetuada, foi construída também uma geral, que elevava a capacidade do estádio para vinte mil lugares. Recentemente, por questões de segurança, a geral foi interditada, e diversas melhorias foram introduzidas no estádio visando aumentar a segurança do público, reduzindo a capacidade total para quinze mil lugares. Existem muitas divergências na avaliação da real capacidade do estádio. De acordo com o último laudo do Corpo de Bombeiros, a capacidade total seria de 17.170 lugares, porém a Federação Goiana de Futebol só autoriza a emissão de no máximo nove mil ingressos por jogo. As arquibancadas cobertas hoje são ocupadas pelas cadeiras.

Público Recorde: 17.800 (15 de setembro de 1981) - Anapolina 1x1 Corinthians

Hino
Autor:Reginaldo Regi

Na comarca se conhece a tradição
Do galo forte brigador
Entrou no terreiro o ravo guerreiro
Cruel matador
Soou no terreiro o canto guerreiro
Do meu tricolor, tricolor

Já se vê da boa Vista
A conquista majestosa
No engrandecer da sua crista
Surge a vitória gloriosa

Vai galo na raça traz a taça
É bola é rede é grito é gol é grande gloria
As três cores vivas na memória
Do Pavilhão nas graças da vitória

Sou Anápolis Futebol Clube
A toda hora, agora e sempre até morrer
Salve o tricolor da boa vista
Galo coroado na conquista

Mascote

Galo da Comarca









site : http://www.anapolisfc.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância