Pular para o conteúdo principal

Nacional Atlético Clube

O Nacional Atlético Clube foi fundado em 23 de dezembro de 1961 ,da união dos funcionários federais de Patos. O nome, inclusive, foi tirado das repartições pois, todas elas, eram assim identificadas: Correios, DNER, Rede Ferroviária, DNOCS, etc. Sendo repartição federal trazia a palavra Nacional no nome e a fórmula unificou o Nacional das repartições com Nacional do clube. As primeiras cores da entidade – verde e amarela - foram baseadas na bandeira do Brasil, mas devido a uma Lei Federal que proibia clubes de imitarem as cores do símbolo máximo da nação, logo foram modificadas para as atuais e definitivas – verde e branco.

Os primeiros times do Nacional foram amadores e compostos por funcionários federais, sob a liderança de José Geraldo Dinoá Medeiros, considerado seu fundador e que foi seu primeiro Presidente; depois houve a abertura para atletas não funcionários, embora amadores. Profissionais só começaram a ter vez quando surgiu a possibilidade do clube de ingressar no Campeonato Paraibano. Os atletas, embora sem registro, passaram a receber salários e cumprir programação sistemática de treinamento.

A partir daí surgiram os jogadores "de fora"juntos à "prata da casa", iniciaram o processo de mudanças do "doméstico" para o "regional". A melhor prova dessa mistura é a dupla mais famosa do nosso futebol: Dissôr / Lulu, que marcava gols e chamava público. Outros craques de casa (Zito, Mário Moura...) e outros "cobras" de fora (Oliveira, Gonzaga...), também marcaram época.

Os primeiros jogos do Nacional foram realizados no velho campo do Colégio Estadual. Logo, passou a jogar no Estádio "Zé Cavalcanti", que registrou, em sua inauguração em 1964, a vitória do Nacional sobre o Esporte de Patos pelo placar de 2 a 1.

Embora mais novo, é bem mais famoso do que o Esporte. Conquistou nome e fama através dos amistosos que disputou em mais cidades do Nordeste e, principalmente, pelas campanhas mais produtivas no Camponato Paraibano. Por muitos anos seguidos o Nacional ficou entre os quatro primeiros times da Paraíba e colocado bem à frente do rival. Até os alvi-rubros reconhecem!...

O time aderiu ao profissionalismo e, em 1965, afiliou-se à FPF (Federação Paraibana de Futebol), passando a disputar o Campeonato Paraibano. Em 1970, houve um entrevero entre diretoria e FPF, e o Nacional abandonou a competição estadual durante sua disputa. A atitude rendeu uma multa e a suspensão de um ano em competições oficiais ao alviverde. Voltou em 1972, com um plantel caseiro, barato e homogêneo: foi o tempo dos famosos "moleques da Rua da Baixa".

Não foi mole fazer a mudança. A maioria não aceitava um time pequeno e até dirigentes lendários abandonaram o barco. Disfarçado de Guarany e jogando amistosos por aí, o time foi ganhando corpo e impondo a transformação indispensável. A "meninada" tinha nomes esquisitos (Côco, Cocó, Tripa, Gato, Grilo, Mucuim), mas jogava o fino da bola. Foi daí que o Nacional ganhou o mais glorioso de todos os seus muitos apelidos: "Academia de Futebol". Embora tenha sido sempre um time de toques, futebol técnico, rasteiro e vistoso (futebol romântico), somente teve o reconhecimento definitivo da crítica, após mostrar o balé dos irreverentes peladeiros; um time que "jogava por música".

O melhor resultado veio em 1978, com a conquista do vice-campeonato paraibano. A boa campanha não trouxe muitas modificações no clube, que voltou a ter uma posição de destaque no cenário estadual em 1979 e 1981, quando, mais uma vez, sagrou-se vice-campeão.

Ainda em 1989, o clube disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro da Série B. Com uma edição inchada e dividida em várias fases, o time não passou da primeira fase e acabou eliminado.

A agremiação conseguiu manter o bom nível de suas apresentações e, em 1990,92 e 93 , voltou a encerrar sua participação no Campeonato Paraibano na segunda colocação, firmando-se como uma das maiores forças do Estado.

Apesar das boas campanhas, o Nacional não alcançava o sonhado título estadual. Em 2005, a equipe chegou perto do feito inédito, mas, mais uma vez, não obteve sucesso, sendo novamente vice-campeão paraibano.

Com uma equipe mesclada de jogadores experientes e jovens revelações, o time de Patos finalmente chegou a tão desejada conquista em 2007. Após uma campanha razoável na primeira fase, o time eliminou na semifinal o seu maior rival, o Esporte, e garantiu o título do primeiro turno da competição, depois de bater o Sousa, na final.

No segundo turno, o clube acabou perdendo na semifinal e conheceu seu adversário na grande decisão estadual, o Atlético Cajazeirense, que derrotou o Treze de Campina Grande.

No primeiro jogo da decisão, o Nacional perdeu, fora de casa, por 2 a 1. Na segunda partida, vitória indiscutível por 3 a 0, com gols de Wescley, Ribinha e Lamar, que deram o primeiro título da história do clube do Verdão.

O título garantiu ao time uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série C em 2007 e o clube não fez feio. A equipe, principalmente em casa, obteve bons resultados e chegou ao octogonal final da competição, mas encerrou sua participação na última colocação da fase, terminando na oitava colocação geral entre 64 agremiações.

Em 2008 , é o campeão da 1ªCopa Paraíba, conquistando vaga na Copa do Brasil 2009

Títulos

  • Campeonato Paraibano: 2007.
  • Vice-Campeonato Paraibano: 5 vezes (1978, 1989, 1990, 1991 e 2005).
  • Copa Paraíba: 2008
  • Torneio Incentivo: 5 vezes (1977, 1978, 1979, 1980 e 1981).
Estádio

O Estádio José Cavalcanti é um estádio de futebol, localizado na cidade de Patos, estado da Paraíba, Brasil. Tem acomodações para receber até 7.563 torcedores e 6 cabines de mídia. É a casa do Nacional Atlético Clube e do Esporte Clube de Patos. Inaugurado 29 de novembro de 1964 em um jogo entre o Nacional e o Esporte, tendo o Nacional vencendo por 2 x 1.

Atualmente o estádio está passando por reformas de ampliação, ao final da obra o estádio vai comportar até 15.000 torcedores e 12 cabines. Serão construídos lances de arquibancadas atrás das traves, e assim, poderá receber jogos da Série C do campeonato brasileiro e da Copa do Brasil. A previsão para o termino da reforma, é para o final de 2008.

Hino

Olha o verde,
Da Esperança no gramado.
Toda galera,
Já sabe o resultado.
Sempre, sempre, sempre no final,
Na cabeça dá Nacional.

Verdão de fibra,
Ganha no grito,
Ganha na raça,
Ganha bonito.
E a cada
gol,
Que emoção!
Salve o canarinho do Sertão!
Nacional, Nacional

Mascote

Canarinho do Sertão

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância