Pular para o conteúdo principal

Gurupi Esporte Clube

O Gurupi Esporte Clube, foi fundado em 13 de junho de 1988, sendo daí em diante, uma das principais equipes de futebol profissional do estado do Tocantins.
Seu primeiro presidente foi Orlando Matos, que ficou no cargo até quinze de março de 1989, passando o comando para Antônio Carlos de Paula Silveira Melo, que presidiu até 04 de fevereiro de 1995, quando tomou posse Josimar de Figueiredo. Posteriormente assumiu o ex-vereador Júlio Kenner, sendo seu sucessor Francisco Idejair Viana Macedo. Também já exerceu o cargo de presidente Carlos Café, Carlos Barcelos e Valnir Soares, entre outros.
Atualmente, o presidente é o desportista e presidente da Liga Esportiiva Tocantins Araguaia – LETA, de Gurupi, Wilson Castilho, que foi eleito em 12 de agosto de 2006. O Gurupi Esporte Clube trabalha hoje com equipes nas categorias do sub-13, 15, 17, 20 e profissional. Recentemente, conquistou o vice-campeonato estadual na categoria sub-20. Foi campeão em 2004 , conquistando o direito de ser convidado para a disputa da Copa São Paulo, realizada em janeiro de 2006, ficando sediado na cidade de Santa Bárbara. Em janeiro de 2004 foi campeão da V Taça Internacional de Futebol do Interior Paulista, realizado na cidade de São João da Boa Vista,na categoria sub-18. Com a categoria sub-17, foi vice-campeão em 2004 do Brazil Cup
de Futebol, realizado na cidade de Poços de Caldas, perdendo a decisão nos pênaltis, em 1º de
agosto de 2004. Em 2007, venceu a Copa Sul e o Interestadual, sub-17 e sub-15, além de ter participado da Copa do Brasl de Futebol Feminino, recém-criada pela CBF.
O Gurupi Esporte Clube é também conhecido como “Camaleão do Sul” e é dono dos títulos estaduais de futebol profissional nos anos de 1996 e 1997 vencendo nas finais o Kaburé e o Interporto respectivamente , sendo também vice-campeão no ano de 1995 e 2003.
Atualmente o Gurupi Esporte Clube conta também com o trabalho dos estagiários da Fundação e Faculdade Unirg, instituição de educação superior municipal, que tem dado um forte incentivo ao
Gurupi e aos clubes da cidade. O Gurupi conta também com uma legião de torcedores, exigentes, mas fiéis, que sempre prestigiam o clube nas partidas fora e, principalmente dentro de casa.
O Gurupi Esporte Clube manda seus jogos no estádio Gilberto Resende Rocha, Resendão, com capacidade para três mil torcedores e que já foi palco de grandes vitórias esportivas. O próprio Rei Pelé, quando era ministro, participou do lançamento de um projeto esportivo em Gurupi .
Atualmente, o estádio é administrado pela Fundação Unirg, bem como o ginásio de esportes da cidade.

Evolução dos escudos
Este escudo de 1956 é do primeiro clube de Gurupi que também se chamava Gurupi EC. Em 1988, quando uma dissidência do Olaria de Gurupi resolveu fundar um novo clube, optou pelo mesmo nome: Gurupi.

Títulos

Bicampeão Tocantinense 1996/97

Vice Campeão em 1993/1995/2003/2008

Estádio

Gilberto Resende Rocha (Resendão) - municipal, 6000

Hino

Autor: Adão Ferreira

Meu Gurupi Esporte Clube,
Eu te amo de coração.

Quero ver-te pra frente,
Time pé quente, campeão.
Em Gu
rupi tua brilhante história
Tem muita luta, tem garra, tem glória.
Tua torcida é mais um jogador,
Corrente amor que te leva à vitória.
Meu Gurupi Esporte Clube...(refrão)
Do coração nasce a arma de guerra.
Esbanjas brio com força e vigor.
És verde e branco, és valente, querido,
Time aguerrido, tu és vencedor!

Mascote

Camaleão

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância