O nome inspirou-se na seleção holandesa que ficou conhecida como laranja mecânica, na década de 1970.Disputou por muitos anos o campeonato de futebol da liga do Aleixo. Em 1984 foi oficialmente registrado na Federação Amazonense de Futebol (FAF). O clube foi profissionalizado em outubro de 2007, na administração do atual Presidente, Paulo Radín, e passou a adotar o uniforme laranjado em referência ao time holandês e à cidade de Rio Preto da Eva (maior produtor amazonense de laranja) . O município, a 80 quilômetros de Manaus, construiu até um estádio para abrigar o time. A população embarcou na idéia de ter por quem torcer e foi determinante na conquista da segunda divisão amazonense, a primeira competição disputada pelo Holanda como clube profissional.
Estréia profissional
Em 21 de outubro de 2007 o Holanda Esporte Clube iniciou sua caminhada como clube profissional.
O primeiro jogo foi marcado para a cidade de Itacoatiara, localizada a 260 km de Manaus e a 180 km de Rio Preto da Eva.
A viagem foi marcada por fatos inusitados, que ilustram as dificuldades de quem faz esporte no Brasil, e particularmente no Amazonas, entre os quais dois ônibus com problemas mecânicos ficando na estrada, com os atletas chegando ao Estádio Floro Mendonça acomodados na carroceria de um caminhão.
Superadas todas as dificuldades, o jogo foi difícil como se esperava, mas com um gol do atacante amazonense André Tavares (19 anos) o Holanda Esporte Clube venceu por um tento a zero.
Campeão da Segunda Divisão amazonense em dois meses de futebol profissional.
No dia 24, ganhou o Troféu Cidade de Manaus, derrotando o Nacional B por 2 a 0 no Vivaldão.
Na primeira divisão
Em 2008, já na elite do Futebol Amazonense, conquistou o torneio início, evento promovido pela Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas - ACLEA.
No campeonato amazonense da série A, sagrou-se campeão do segundo turno, erguendo a Taça Cidade de Manaus. Disputou as partidas finais com o campeão do primeiro turno, o Nacional Fast Clube, que jogava por dois resultados iguais.
No primeiro jogo (30/04/2008), o Holanda empatou sem gols com o Fast.
Na partida decisiva (03/05/2008), o Holanda, estreante na primeira divisão do Campeonato Amazonense, superou as próprias expectativas e acabou campeão do Estado, ao vencer o Fast Club por 1 a 0, no Estádio Vivaldo Lima, em Manaus. O único gol da partida saiu aos dez minutos de jogo, com Deurick, que decretou o fim das esperanças do Fast, que jogava por um empate para por fim a um jejum de 37 anos sem vencer o Estadual.
Em Competição Nacional
O time atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. Na classificação geral da primeira fase, fica em sexto lugar, mas é eliminado na segunda fase, não conseguindo garantir a vaga na Série C do próximo ano.
Títulos
Campeão Amazonense 2008
Campeão Amazonense - Segunda Divisão 2007
Estádio
O Estádio Francisco Garcia fica localizado em Rio Preto da Eva no estado do Amazonas. Foi inaugurado em 25/11/07, na partida entre CEPE/Iranduba e Holanda/Rio Preto da Eva, valida pela Série B do Campeonato Amazonense. O CEPE venceu por 1 a 0, com um gol do atacante Charles.
Capacidade:4.000
Autor da letra e da música> Daniel Sales
BIS Vamos vibrar nação alaranjada
Batava camisa de valor
No futebol és a mais bela
No Amazonas sua força conquistou
1984
De Manaus ao Rio Preto da Eva
Em cada prélio uma história pra contar
Pela vitória a Laranja vai lutar
Na comunhão em busca da esperança
Nascestes da raça e do amor
Nos gramados marcas tua glória
E tua torcida te saúda com calor
BIS
Holanda campeão
Holanda do meu coração
Chegou a hora desse grito enaltecer
A cor laranja no Brasil prevalecer
Tremula no alto a bandeira
Simbolizando a tradição
A bola rola pelos campos desse chão
E tua presença é o nosso galardão
Holanda o futuro chegou
O futebol dessa terra ti abraçou
De gol em gol tua fama é crescente
Eternizando o sentido de valor
BIS
Holanda campeão
Holanda do meu coração
Chegou a hora desse grito enaltecer
A cor laranja no Brasil prevalecer