Desde o início, o Legião Futebol Clube se destacou como formador de novos talentos no futebol, tendo sempre participação expressiva em todos os campeonatos (Profissional, Juvenil, Mirim de Infantil) de que participou, no Distrito Federal.
A marca do Legião FC, além de se fixar na Capital Federal vem conquistando milhares de torcedores e admiradores locais e de outros estados brasileiros. Sua imagem está aliada à organização, qualidade, transparência e sucesso institucional além do respeito aos seus torcedores, colaboradores, sócios, parceiros e patrocinadores.
Desde a sua fundação, o Legião FC conta com a admiração, apoio, incentivo e entusiasmo da família de Renato Russo, em especial Dona Carminha, sua mãe, e Giuliano Manfredini, seu filho, Madrinha e Presidente de Honra do Legião FC, respectivamente. Mais do que a admiração, o Clube tem o apoio institucional da Legião Urbana Produções Artísticas Ltda., detentor do direitos autorais e de imagem.
O estreito vínculo com o ídolo Renato Russo e a harmonia com sua obra, fazem do Legião FC mais do que um time de futebol, mas um mix completo de entretenimento, com muito futebol, poesia, energia e vibração.
A receita não é complicada. O montante necessário para manter o time foi dividido em quotas chamadas de Prata e Platinum. A primeira gira em torno de R$ 6.600,00 e a segunda, R$ 10.600,00, que serão pagas por 46 empresas, em dez parcelas. Em contrapartida, as empresas recebem de 20 ou 40 camisetas-ingresso a cada jogo, pra serem distribuídas para amigos, funcionários, fornecedores ou clientes. Várias empresas importantes do DF já aderiram ao projeto. Com isso o Legião tem conquistado uma torcida de classe média, que gosta de futebol e não ia aos estádios por temer por sua segurança e pela falta de conforto.
Nos dias de jogos do Legião, os convidados pelos sócios-empresa podem usufruir do serviço de manobristas, open bar com cerveja, refrigerante e pipoca para as crianças e, ainda, cadeiras higienizadas com toalhas descartáveis na cor da camisa do time. A nova paixão de Brasília também garante ao torcedor cinco telões, onde são transmitidas a partida e cenas de shows e clipes do Legião Urbana, em uma parceria com a Renato Russo Produções Artísticas.
E os planos do Legião são ambiciosos. Um centro de treinamento, de 80 mil metros quadrados, entre as cidades satélites de Ceilândia e Sobradinho, está sendo construído e com inauguração prevista ainda para 2008, quando o Legião espera estar disputando a primeira divisão candanga. O planejamento da equipe prevê, ainda, a disputa do título mundial, em Tóquio, até o ano de 2017.
Evolução2001 - Inicia-se como um projeto social a ‘Associação Desportiva e Cultural Legião de Craques’, de caráter filantrópico e beneficente com o objetivo de inserir jovens de renda baixa por meio do incentivo ao esporte: o futebol.
2002 - Tem participação expressiva na categoria de base do Distrito Federal, o Time Infantil é vice campeão no ‘Campeonato Brasiliense da FBF’, em Brasília/DF e no campeonato ‘Pinda Cup International’, em Pindamonhangaba/SP.
2003 - O ótimo desempenho do Time Infantil durante o ano rendeu-lhe excelentes classificações na ‘Copa Bom Motivo Infantil’ no qual foi campeão e vice campeão no ‘Infantil da Copa AGA’.
2004 - O Time Infantil continuou mostrando sua habilidade que consagrou-se ‘Time Revelação’ na participação do ‘Campeonato Brasiliense da FBF’ e a colocação de vice campeão na ‘Copa Kapo/Coca-Cola’.
2005 - A estréia do Time Juvenil é marcada com o título de vice campeão no ‘Campeonato Brasiliense da FMF’.
2006 - Torna-se o mais novo Time Profissional de Brasília/DF e consolida-se como o mais moderno clube empresa pronto para alcançar grandes vôos no cenário nacional e internacional. O Time Profissional estréia na ‘3° Divisão do Campeonato Brasiliense’ e consagra-se campeão.
2007 - O Time Profissional, sempre avante, alcança a ‘2ª Divisão do Campeonato Brasiliense’ e se classifica para a ‘1ª divisão’.
2008 - Com muita garra, o Time Profissional participa da temporada da ‘1ª Divisão do Campeonato Brasiliense’ classificando-se em 6° lugar. Porém com a desistência dos times Ceilândia e Braslândia em participar da Série C do Campeonato Brasileiro, a vaga é passada para o Legião FC representar a capital federal.
Título
Campeão do ‘Campeonato Brasiliense 3ª Divisão’, em 2006
Hino
(Letra: GUSTAVO LEÃO; Música: IURI BITTAR)
Avante Legião,
Ao seu destino de glória,
Soldados Laranjas,
Reiventando a sua história,
Centuriões Laranjas,
Cujo lema é a vitória!
Avante legião!
REFRÃO 2X
Solte o grito da garganta,
Para sempre campeão,
Sou braço forte,
Sou legião!
Vencer com sua marca,
É lutar com lealdade,
Em todos os gramados,
De todos o mais amado,
Sou filho da esperança,
Tenho sangue de Leão,
Sou feliz desde criança,
Até a morte Legião!
Mascote
Leão
Site
http://www.legiaofc.com.br