Em abril de 2004 começava a Série Prata, a segunda divisão do Campeonato Paranaense. Lá eram disputadas duas vagas para a elite e tinha como um dos estreantes o Engenheiro Beltrão, sem nenhuma tradição no profissional, mas contendo na bagagem uma série de títulos amadores.
Em uma ótima campanha, o Engenheiro Beltrão coroou sua curta e brilhante trajetória com o título de campeão da Série Prata do Paranaense. Sob o comando do experiente técnico Itamar Belasalmas, que acumulava passagens por outros clubes de pequeno porte, apostou em peças como o lateral-direito Elvis, o meia Tita e o atacante Tota para bater seus adversários.
A campanha do primeiro título do time como profissional foi de seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Após o último jogo, um empate por 1 a 1 com o Império Toledo foi o suficiente para a pequena cidade de Engenheiro Beltrão festejar muito o título.
Por esta rápida trajetória, o clube ganhou o apelido de Caçula do Interior, mas a equipe já aprontou algumas contra os times grandes quando esteve presente na primeira divisão em 2005 e 2007.
Em 2008, termina o Campeonato Paranaense na quinta posição, garantindo vaga na Série C do Campeonato Brasileiro. É a primeira competição nacional disputada pela equipe, ficando no Grupo 15 com o Inter de Santa Maria, Marcilio Dias e Toledo. Termina na quarta posição do Grupo.
Títulos
Campeonato Paranaense - Série Prata: 2004.
Estádio
Estádio Municipal João Cavalcanti de Menezes
Capacidade: 5 mil pessoas
Propriedade: Prefeitura de Engenheiro Beltrão
Site
http://www.aereb.com.br