Pular para o conteúdo principal

Clube Atlético Cristal

O Clube Atlético Cristal foi fundado no dia 15 de Novembro de 1969, tendo como principal motivador os membros da família figueira, moradores do bairro de Santa Rita e que precisavam de um clube para se contrapor ao prestigio que Oratório Recreativo Clube vinha consolidando no bairro.

Logo em seguida o clube pediu e obteve a sua filiação à Federação Amapaense de Desportos e, com isso, ganhou o direito de disputar as competições promovidas pela FAD.
As cores vermelho e branco renderam ao Clube Atlético Crista do cognome de alvi-rubro do bairro de, Santa Rita e as primeiras competições organizadas pela FAD das quais participou, não teve muito sucesso e permanecia na Segunda Divisão do Futebol Amapaense, sendo que somente em 1988, chegou à primeira divisão, depois de vencer, em jogo inesquecível, a Lagoa Esporte Clube, na decisão do campeonato da segunda divisão pelo placar de 5 x 0, com os cinco gols sendo marcados pelo hoje nome especial na galeria dos grandes atletas do clube, o mundinho. Nessa oportunidade o Clube Atlético Cristal se juntava ao Amapá Clube, Esporte Clube Macapá, Trem Desportivo Clube, Independente Esporte Clube, Sociedade Esportiva e Recreativa São José e ao seu maior rival, Oratório Recreativo Clube.

Aquele momento especial de ascensão à primeira divisão do futebol amador do Amapá, teve o comando do presidente de honra do clube, Raimundo Figueira.
Ainda no amador, agora na primeira divisão, e na transição do amadorismo para o profissionalismo, o cristal marcou a sua participação quando conquistou o vice-campeonato de futebol, em uma fase decisiva da qual participaram, além do Cristal, o Amapá clube e o Trem Desportivo Clube. O Amapá Clube ficou com o titulo daquele ano.

Em 1991, com a implantação do Futebol profissional, o Cristal começa a escrever uma nova história. Até hoje é o único clube a disputar todos os campeonatos profissionais organizados pela Federação Amapaense de Futebol, sucedânea da FAD, chegando à decisão em 1995, quando em final memorável foi derrotado pelo Independente por 1 x 0, ficando com o vice-campeonato. Naquela campanha o presidente do clube era José Ferreira da Costa.
Em 1997 o Cristal participou da fase decisiva, ficando em terceiro lugar, sendo o Ypiranga Clube o campeão Estadual naquele ano.

Em competições nacionais o Cristal contabiliza duas participações na Copa do Brasil, em 1995 e 1996. Em ambas as oportunidades não passaram da primeira fase, sendo em 1995 eliminado pelo Nacional de Manaus, depois de um empate em Macapá 1 x 1 e uma derrota em Manaus por 2 x 1. Em 1996 o adversário foi o Santa Cruz de Recife, de novo um empate em casas e uma derrota fora, definiram a eliminação do Cristal, zero a zero a três a um foram os resultados.
Outra competição oficial organizada pela CBF, da qual participou o Clube Atlético Cristal, foi o Torneio da Integração da Amazônia quando, juntamente com o Trem Desportivo Clube representou o Amapá. Ainda participaram daquela competição, dois times de Roraima, dois times de Rondônia e dois times do Acre. O titulo ficou com o CFA de Rondônia que venceu o Trem Desportivo Clube do Amapá nas duas partidas.

Na galeria dos craques que passaram pelo clube estão imortalizados: José Carlos Jacaré, Valério, Mundinho (autor dos cinco gols na decisão de 98), Manoel Figueira (atual Presidente do Clube), Dirceu, Romeu, Valdinei, Jardel, entre outros. Na presidência são inesquecíveis José Alberto Guedes Figueira, Manoel Brito, Laércio Aires e Ernesto Cavalcante.

Cristal é campeão Amapaense 2008

Nos penais, Cristal conquista título inédito
O jogo ocorreu no estádio Glicério Marques e terminou 0 a 0 no tempo normal. Nos penais, 4 a 2 para os alvi-rubros.
Embalado pela participação no Campeonato Brasileiro da Série C, o Clube Atlético Cristal derrotou o São José na tarde de ontem e conquistou o título de campeão do futebol profissional pela primeira vez. O jogo terminou nos penaltis e a conquista foi por 4 a 2. Um dos mais emocionados jogadores do time cristalino era o meia Mário Bocão, que conquistou o título da temporada em 2005 pelo São José e foi dispensado logo em seguida. “No Cristal criamos uma grande família que cresceu e chegou ao topo do futebol amapaense. Quero dedicar este título aos torcedores que acreditaram em nosso trabalho desde cedo e comemoraram conosco cada vitória”, finalizou.


Títulos


Campeonato Amapaense: 2008
Campeonato Amapaense - 2ª Divisão: 2 vezes (1988 e 2005).
Estádio

O Estádio Milton Corrêa, também conhecido como Zerão é um estádio esportivo localizado em Macapá, Brasil. É normalmente usado para sediar partidas de futebol, principalmente dos times Amapá Clube, Esporte Clube Macapá, Trem Desportivo Clube e Ypiranga Clube. Sua capacidade máxima é de 5000 pessoas e sua inauguração ocorreu em 1990. O apelido do estádio (e sua fama) vieram do fato de que a linha de meio-de-campo coincide exatamente com a linha do Equador, fazendo com que cada time jogue em um hemisfério.

Hino
http://www.mp3tube.net/br/musics/Cristal-Atletico-Clube-Hino-do-CristalAP/186646/

Mascote

Dragão

Site: fora do ar
http://www.atleticocristal.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância