quinta-feira, 15 de abril de 2010

Independente Atlético Clube

O Independente Atlético Clube foi fundado no dia 28/11/1972 e registrado na Federação Paraense de Futebol no dia 06/10/1981, o clube foi um ideal do seu fundador e patrono, Francisco Marques Bastos, o qual sempre administrou clubes de futebol, entre eles o Izabelense e a agremiação de nome Internacional, que era conhecido como a Seleção Paraense, devido possuir vários atletas profissionais do Clube do Remo, Paysandú Sporte Clube e Tuna Luso Brasileira.
O Francisco Bastos resolveu oficializar a criação de uma agremiação, fundando o Independente Atlético Clube, adotando as cores verde, branco e azul com a cruz de malta vermelha em homenagem ao Clube de Regatas Vasco da Gama, tendo o galo como símbolo, transformando-se em uma agremiação de família, e, a partir de 1983, passou a adotar, também, a prática do Futebol Feminino, onde já passaram várias atletas da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, como cebola, formiga e outras, inclusive chegando a conquista do Brasileiro de Futebol Feminino no ano de 1990 na cidade de Águas de Lindóia.
Trocou a sede de Marambaia para Tucuruí em 2009


O dinheiro de prefeituras também entra em cena no futebol do Pará. Cinco das oito equipes da primeira divisão são financiadas pelo poder municipal. Um desses casos é o Independente, sustentado pela prefeitura de Tucuruí. Após vários anos longe da elite paraense, o clube retornou em 2010 e chegou até as semifinais do primeiro turno.


O Independente conquistou  o título de Campeão Paraense da Segunda Divisão 2009. O título veio após o empate em 3 a 3 com o Santa Rosa no estádio Navegantão em Tucuruí-PA.
Pela primeira vez, com apoio da Prefeitura Municipal, Tucuruí tem um time profissional com vários atletas do município, compondo seu elenco.

Títulos


Campeonato Paraense - 2ª Divisão: 2009.
 
Estádio: Navegantão
Capacidade: 5.000 lugares
 
Alcunhas Galo Elétrico


Mascote Galo