quarta-feira, 14 de abril de 2010

Associação Desportiva Senador Guiomard

A Associação Desportiva Senador Guiomard, ou Adesg é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Senador Guiomard, no Estado do Acre. Seu mascote é um leão. É o primeiro campeão sediado em uma cidade do interior do Estado, desde a criação do campeonato estadual.

A Adesg foi fundada no dia 26 de janeiro de 1982. O clube recebeu o nome da cidade que, por sua vez, homenageou José Guiomard dos Santos, parlamentar autor da lei nº 4.070, de 15 de junho de 1962, que elevou o então território do Acre à categoria de Estado.
Em 2005, ao derrotar o Juventus na final pelo placar de 2 a 0, a Adesg conquista o Torneio da Imprensa (Torneio Início). E no dia 28 de maio de 2006, a Adesg alcançaria sua maior glória: conquistou o Campeonato Acreano de forma invicta, ao derrotar o Independência por 3 a 0 no Estádio José de Melo, garantindo seu passaporte para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C e da Copa do Brasil do ano seguinte. Pela primeira vez, um clube fora da capital Rio Branco era campeão acreano.
Na disputa pela Copa do Brasil de 2007, a Adesg perdeu a primeira partida para o Fluminense no Acre por 2 a 1, vindo a jogar a partida de volta no Estádio do Maracanã, perdendo desta vez por 6 a 0, mas se apresentando pela primeira vez neste grande estádio.

Títulos

Campeonato Acriano: 2006.
Torneio Início: 2005.

Estádio

O Estádio Nabor Júnior, conhecido como Naborzão, é um estádio de futebol da cidade de Senador Guiomard, estado do Acre. Pertence à Prefeitura Municipal e atende à Associação Desportiva Senador Guiomard e ao Floresta Futebol Clube. O nome é uma homenagem ao senador acreano Nabor Júnior.
Capacidade 4000

Mascote  Leão

Apelido Leão do Quinari