Pular para o conteúdo principal

Centro Educativo Recreativo Associação Atlética São Mateus

A História da Associação Atlética São Mateus começa no dia 13 de dezembro de 1963, a partir da iniciativa do Padre Antônio Pianca, que organizou um time formado basicamente por seminaristas da Congregação Mariana e que treinavam em um campo localizado no Bairro Sernamby, onde atualmente está localizado o Estádio Manoel Moreira Sobrinho. O padre tinha por intenção proporcionar aos seminaristas uma nova forma de lazer, diversão e distração.
O campo onde treinavam havia saído construído pela comunidade do bairro, com o fim de criar um espaço comunitário para o desenvolvimento de atividades esportivas e sociais das crianças, adolescentes e jovens.
Com certa regularidade de jogos e a supervisão de João Nardoto Filho, seu primeiro presidente, o time passou a se chamar Centro Educativo Recreativo Associação Atlética Paroquial', sendo que até o ano de 1970 disputava partidas marcantes com o Industrial, de Linhares, que originaram uma rivalidade que ultrapassaria décadas entre as duas cidades. Os jogos contra o Matheense Football Club, também do bairro Sernamby, eram verdadeiros clássicos, recheados de rivalidade.
Em 1971, o clube mudou de nome e passou a ser conhecido como Centro Educativo Recreativo Associação Atlética Desportiva (AAD), para mais tarde se tornar Centro Educativo Recreativo Associação Atlética São Mateus.
Em 1975, quando ganhou personalidade jurídica, o São Mateus conquistou o 1º Campeonato do Norte do estado, passando a ser conhecido como O Gigante do Norte. O primeiro Campeonato Capixaba da 1ª Divisão que disputou foi em 1976, conquistando o troféu de Campeão Estadual do Interior.
Nessa época também, a diretoria do então presidente José Geraldo de Andrade entrou com uma ação na justiça reivindicando a posse do estádio. A justiça entendeu que era correta a reivindicação e a posse do estádio foi dada ao clube por usucapião.
No ano de 1979, a diretoria do clube decidiu voltar a disputar torneios amadores, por serem mais rentáveis. Nesse período o São Mateus foi tri-campeão do Campeonato Estadual de Amadores (1984, 1985 e 1986) e bi-campeão do Campeonato do Norte Capixaba (1984 e 1985).
Devido as conquistas no cenário amador e ao temor a camisa alvi-anil que os adversários tinham, em 1987 o clube voltou ao cenário profissional, sendo o campeão da primeira edição do Campeonato Capixaba da Série B, retornando assim a Série A em 1988.
No ano de 1994, o São Mateus foi Vice-campeão Capixaba, após a Desportiva Ferroviária conquistar ambos os turnos da competição.
No ano de 1995, o São Mateus disputou o seu primeiro campeonato nacional, o Campeonato Brasileiro da Série C, vaga conquistada com o vice-capixaba do ano anterior. Nessa competição, a Associação foi a nonagésima colocada no geral, com quatro pontos conquistados, decorrentes de quatro empates.
Em 1999, disputou sua primeira Copa Centro-Oeste, aplicando a maior goleada da competição naquele ano, 8x0 encima do Ivinhema-MT. Nesta competição, a Assossiação também teve a defesa menos vazada, com apenas 2 gols sofridos, terminando em 6º lugar.
No ano de 2000, o clube realizou a maior façanha de sua história, ao ser terceiro colocado Copa Centro-Oeste, após empatar, nas semi-finais, em ambos os jogos por 1x1 com o Vila Nova-GO, que conquistou a vaga por ter melhor campanha que a Associação. Vale ressaltar também que o São Mateus classificou-se as semi-finais como primeiro do seu grupo (grupo B). Neste mesmo ano, devido a esse feito, o clube passou a ser conhecido como O Pit Bull do Norte.
Após o terceiro lugar na Copa Centro-Oeste, a Associação passou por um período de estagnação, com resultados medianos no Campeonato Capixaba, o que gerou certa insatisfação da torcida.
No ano de 2005, o clube montou uma das equipes mais fortes do Capixabão, sendo terceira colocada na competição. Nesse mesmo ano, o São Mateus fechou uma parceria com o Fluminense, do Rio de Janeiro. Para comemorar a iniciativa, foi marcado um jogo amistoso entre a equipe capixaba e a categoria sub-23 do clube carioca. O São Mateus, para cerca de 5 mil pessoas, debaixo de forte chuva e com direito a apagão dos refletores venceu o Fluminense por 3x1.
No ano de 2006, foi montada uma equipe em parceria com uma empresa de Ibiraçu. O projeto não rendeu como esperado e o clube foi rebaixado com apenas um ponto conquistado no Campeonato Capixaba.
Em 2007, sob a presidência de Joelson de Oliveira, o clube foi quinto colocado no Campeonato Capixaba da Série B
Após ser rebaixado em 2006 e ter ficado em quinto lugar na Série B de 2007, em 2008 o São Mateus entra na competição como umas das equipes favoritas ao título e consegue se classificar às semi-finais da competição em primeiro lugar, após golear o GEL por 4x1 dentro do Sernamby.
Nas semi-finais o São Mateus enfrentou a equipe do Vitória, empatando por 2x2 o primeiro jogo em Bento Ferreira e goleando por 3x0 no segundo dentro do Sernamby, garantindo assim vaga na Série A de 2009.
Nas finais encarou o GEL, que havia derrotado a badalada equipe do Estrela. O primeiro jogo, em Serra, terminou em 2x2.
No jogo de volta, em São Mateus, a equipe alvi-anil saiu na frente do marcador, deixando o GEL virar para 2x1, placar que persistia até 37 minutos do segundo tempo, quando o xodó da torcida mateense, Ferrugem, empatou o jogo com um chute de fora da área. O resultado que se mateve até o fim da partida deu o título ao São Mateus, por ter feito melhor campanha que o GEL.
Após ser campeão capixaba da Série B, a diretoria do São Mateus chegou a ameaçar de não disputar a Série A de 2009 alegando falta de recursos para a disputa do mesmo campeonato. Caso isso tivesse acontecido, o clube seria novamente rebaixado à Série B. Mas faltando apenas poucas semanas para o inicio do Capixabão, o presidente Joelson de Oliveira incumbiu Pedro Artur (supervisor), Barto (gerente de futebol) e Vevé (técnico) de formarem uma equipe as pressas e que era composta de jogadores desconhecidos até então no cenário capixaba. Sua proposta e principal meta era não deiixar novamente o clube ser rebaixado. Mas a desconhecida equipe e que até então levantava desconfiança da torcida, realizou uma das melhores campanhas da história do Campeonato Capixaba, classificando em primeiro lugar para as semi-finais na penúltima rodada, enfrentando assim o Vilavelhense, sendo derrotado no Salvador Costa por 1x0 e vencendo no Sernamby por 2x0, classificando-se assim às finais do certame estadual.
Nas Finais, o São Mateus enfrentou a segunda melhor equipe da competição, o Rio Branco, que vinha de um jejum de 24 anos sem ser Campeão Capixaba. No Primeiro jogo, no Engenheiro Araripe para mais de 8000 pessoas, o Rio Branco venceu pelo placar de 2x1, com direito até a contusão do juiz no segundo tempo.
Na partida de volta, no Sernamby, a equipe Capa Preta saiu na frente do placar, colocando uma vantagem de 2x0, iniciando assim uma série de eventos duvidosos por parte da equipe de Vitória.
Após o primeiro gol da equipe mateense a confusão se instalou e após alguns minutos de violência, o arbitro Devarly do Rosário deu continuidade a partida, que não durou muito tempo, pois exatamente após o reinicio, Bombom empatou para o São Mateus, o que novamente acarretou em paralisação.
Após quase 20 minutos de vandalismo, novamente o arbitro deu continuidade ao jogo, que não continuou por muito tempo. O senhor Devarly do Rosário viu-se obrigado a encerrar a partida com apenas 16 minutos de bola rolando no segundo tempo, após o atleta do Rio Branco Elder contundir-se bizarramente após cobrar um lateral.
O campeão capixaba acabou sendo decido nos trubunais. O Pleno do TJD da FES decidiu que o título deveria ser dado ao São Mateus e após alguns meses, o Pleno do STJD decidiu o mesmo, sagrando definitivamente o São Mateus como Campeão Capixaba de 2009.
No mês de agosto, decidi-se que o São Mateus deveria disputar a Copa Espírito Santo numa parceria com o Veneciano, de Nova Venécia. Os jogos seriam mandados no Zenor Pedrosa Rocha, naquela cidade, mas os planos esbarraram na capacidade do estádio, que é de apenas 1600 pessoas, sendo que o regulamento exige no mínimo 2000.
No mês de setembro foi anunciado que o Estádio do Sernamby foi posto a venda, pelo valor de 9 milhões. Os objetivos da venda são de sanar as dividas do clube, que gira em torno de 800 mil e construir um novo estádio, nos moldes do Conilon, em Jaguaré, com capacidade para 15 mil pessoas.
Em 2010, a equipe clube disputou sua primeira Copa do Brasil, contra o Remo, do Pará, sendo eliminada na primeira fase, ao ser derrotada por 2 a 1 e 4 a 1.

 Títulos

Campeonato Capixaba de Futebol: 2009
Campeão Capixaba da Série B: 2 vezes 1987 e 2008

Estádio

O Estádio Manoel Moreira Sobrinho, mais conhecido como Estádio do Sernamby é a casa do torcedor mateense. Sua capacidade, inicialmente, era de 1500 lugares. Com posteriores ampliações, o estádio, em meados da década de 1990, passou a ter a capacidade de 5000 lugares e com a mais recente ampliação, em 2004, o estádio possui hoje a capacidade de acomodar 7000 torcedores.

Seu primeiro lance de arquibancadas não possui data precisa de construção, mas há relatos de que seja uma construção do final da década de 1960 ou início da década de 1970. Por se tratar de um projeto arquitetônico de quase 40 anos, adicionando a incompetência de administrações passadas, hoje o Sernamby corre sério risco de ter a sua capacidade reduzida a 5500 lugares, pois por tal lance de arquibancadas é travada uma queda de braço entre o clube e a FES (Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo), que, segundo laudos do Corpo de Bombeiros, afirma que a arquibancada não possui mais condições de uso. Já o clube baseia-se em laudos de engenheiros civis para afirmar que a arquibancada está em condições de plena utilização.

Alcunhas: Pitbull do Norte, Alvianil do Sernamby, Gigante do Norte, Azulão, Associação, São Teteu

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância