sexta-feira, 9 de abril de 2010

Clube Esportivo Dom Bosco


O Clube Esportivo Dom Bosco é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso. É o mais antigo do estado, tendo sido fundado no dia 4 de janeiro de 1925. Suas cores são azul e branca. Seu mascote é o Leão da Colina. Manda seus jogos no Estádio Governador José Fragelli.

Dom Bosco (o time mais antigo do Mato Grosso) e Mixto (o time com a maior torcida do estado) fazem o grande derby de Cuiabá. O encontro entre eles é conhecido como "Clássico Vovô", por ser o clássico mato-grossense mais antigo.

Apesar de encontrar-se hoje licenciado, conta com várias personalidades como torcedores ilustres, pois o Dom Bosco possui uma sede social que em tempos anteriores abrigavam grandes bailes e eventos sociais que atraíam as celebridades locais.

Lembrando que sempre foi um clube onde os frequentandores eram considerados a elite Cuiabana, cujo sua sede social se localiza no centro da capital mato-grossense que já foi a melhor estrutura dentre os clubes do estado, hoje em dia está abandonada e ruindo pelas más administrações dos passado.

Licenciado desde 2007 e às vésperas de uma nova eleição, o Clube Esportivo Dom Bosco pode ser convidado para disputar o Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Foi o que informou na manhã desta terça-feira o presidente da FMF, Carlos Orione. O dirigente disse que entraria em contato com o presidente dom-bosquino, Álvaro Scolfaro, “para saber do interesse deles na competição”. Citando a tradição do Azulão – time mais antigo do Estado -, Orione considera ser “importante que eles voltem ao futebol profissional”. O Dom Bosco tem eleição prevista para junho e, segundo informações do presidente do Conselho Deliberativo, José Eurípedes Leão, os 25 conselheiros do clube estão tentando marcar uma reunião com o atual presidente do clube. Confirmando informação anterior, Orione disse que “com certeza” serão convidados Palmeiras, REC, Cacerense, Primavera, Jaciara e Tangará. A competição será realizada em junho, durante a Copa do Mundo da África.

Títulos

Campeonato Mato-Grossense: 6 vezes (1958, 1960, 1963, 1966, 1971 e 1991).

Estádio

Verdão
Capacidade: 40.000 pessoas

Alcunhas: Clube da Colina Iluminada
Torcedor: Dombosquinos
Mascote: Leão da Colina, Academia