sábado, 17 de abril de 2010

Clube Atlético Potengi

O Clube Atlético Potengi nasceu com o objetivo de revelar atletas para o futebol brasileiro. Tentou uma parceria com o Atlético Parananense, que acabou não dando certo. Mas, a recompensa em investir no futebol profissional concretizou-se esta semana, quando o clube foi convidado pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol para disputar, pela primeira vez, o Campeonato Estadual.

Ainda comemorando a conquista da vaga para disputar a elite do futebol profissional, o presidente Carlos Alberto já anunciou que pode contratar jogadores de renome no Estado para reforçar o time, que é formado apenas por jogadores juvenis e juniores. Biro-Biro, ex-América, Silvio "Madona", o "veterano" Romildo e Joelson, do futebol de areia, estão na lista do presidente rubro-negro. "A nossa intenção é mesclar a juventude com a experiência. Não queremos fazer feio. Temos que honrar o futebol da zona norte e para isso, precisamos fazer um bom campeonato", comentou Carlos Alberto.
O Atlético da Zona Norte, como é mais conhecido, filiou-se a FNF em 2001 para disputar os campeonatos estaduais das categorias juniores e juvenil. Nesta temporada, inclusive, o time surpreendeu e terminou na quarta posição geral.
O Atlético treina diariamente em três campos da zona norte: Formigão, área de lazer Panatis e em Pajuçara. "Com essa oportunidade de participar do campeonato profissional poderemos reivindicar um estádio para a zona norte", disse Carlos Alberto. O CAP vai mandar os seus jogos no estádio Luiz Rios Bacurau (Alçapão do Touro).
O Atlético Potengi é o mais novo clube a ser inserido no seleto grupo de clubes de futebol profissional do Rio Grande do Norte. A direção do Atlético Potengi já tentava desde o ano passado disputar o Campeonato Estadual na Série B, patrocinado pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol, mas não aconteceu a competição para possibilitar o acesso, via bola rolando nos gramados, do clube da Zona Norte (Atlético Potengi) chegar a elite do futebol do RN. Devido a quebra temporária do futebol profissional da cidade de Mossoró, que resultou na desistência do Estadual 2003 pelos clubes Potiguar e Baraúnas, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol - FNF fez o convite para que o Atlético Potengi entrasse na competição no grupo B. Os nove clubes que estavam representados na terceira reunião do Conselho Arbitral para tomar decisões a respeito do Estadual 2003 aceitaram de bom agrado a entrada do Atlético Potengi e desejaram uma boa participação da nova equipe de futebol profissional na sua estréia no Campeonato Potiguar 2003.
Vice-campeonato potiguar - 2ªdivisão:2009.

Há alguns anos, quando o Clube Atlético Potengi ainda jogava no Machadão contra o Potyguar de Currais Novos, na 2ª divisão do Campeonato do Rio Grande do Norte, um jogador atleticano se destacava por ser baixo e por seus dribles desconcertantes. Era o Dirran, com seus lançamentos perfeitos e seus gols desconcertantes.

O narrador da Rádio Poti não cansava de gritar:
"Dirran é um craque, Dirran é uma revelação do futebol norte-riograndense". E era Dirran prá cá, Dirran pra lá
No final do jogo, o Clube Atlético Potengi perdeu por 3 x 1, mas o destaque daquele jogo foi o jogador Dirran.
Vendo aquele sucesso todo do jogador atleticano, um jovem repórter da Rádio Poti foi fazer uma entrevista com o craque na beira do gramado e foi logo perguntando:
"Você tem parentes na França? Esse seu nome é de descendência francesa?".
O jogador, olhando espantado para o repórter, respondeu:
"Não sinhô! É que eu sô baixinho! Por isso o meu apelido é Cú de Rã, mas como num pode fala na rádio. então, eles abrevia".
 
 
Estádio

As partidas do time da Zona Norte serão disputadas no estádio Luís Rios Bacurau, em Santo Antônio dos Barreiros, município de São Gonçalo, bem próximo a Zona Norte de Natal.