sábado, 3 de abril de 2010

Sociedade Esportiva São Borja


A Sociedade Esportiva São Borja é um clube brasileiro de futebol, da cidade de São Borja, no estado do Rio Grande do Sul. Suas cores são o vermelho, o azul e o branco.

O São Borja surgiu da fusão de Internacional e Cruzeiro, dois clubes tradicionais que rivalizavam na cidade e que passavam por dificuldades financeiras. O clube herdou a cor vermelha do Internacional e a azul do Cruzeiro. A fusão pretendia unir a população para apoiar e fortalecer o futebol de São Borja.

Já no seu primeiro ano o São Borja disputou a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho, mantendo-se nela ininterruptamente por 11 anos (1977 a 1987), chegando à fase final da competição em três oportunidades:

1980: 6º lugar (melhor campanha da história do clube);
1981: 7º lugar;
1983: 8º lugar.

No Campeonato Brasileiro da Série C de 1981, o São Borja chegou à 3ª fase da competição, terminando a competição em 5º lugar.

No Campeonato Gaúcho de 1987 o time ficou em 14º (último lugar) e foi rebaixado para a Segundona pela primeira vez.

Em 1997, o São Borja retornou à Primeira Divisão disputando a Série B (Divisão de Acesso), na época em que a Primeira Divisão era dividida em duas séries. A equipe entrou numa das vagas deixadas por Aimoré e Atlético de Carazinho - que haviam se licenciado. Mas o São Borja tornou a ficar em último lugar (14º na Série B) e foi rebaixado. Após o campeonato o São Borja se licenciou do futebol profissional.

Em 2009 o São Borja retomou suas atividades com a denominação de Associação Esportiva São Borja, inicialmente dando ênfase nas categorias de base, participando do Campeonato Gaúcho de Juvenis.

Estádio

Vicente Goulart (Vicentão)
Capacidade: 8.000 pessoas

Alcunhas: Bugre Missioneiro e Missoneiro de Alma
Mascote: Cruz de Lorena e Índio