Pular para o conteúdo principal

Danubio Fútbol Club

O Danubio Fútbol Club começou a ganhar forma no início da década de 30 no Uruguai, quando um grupo de jovens estudantes da única escola do bairro de Curva de Maroñas decidiu fundar seu próprio clube de futebol. A idéia partiu do búlgaro Miguel Lazaroff. Apoiado pelos irmãos Olivera, Álvaro e Armando, batizou a entidade com o nome de um dos principais rios da Bulgária.
O time não tem uma data exata de fundação, mas a partir do dia 1º de março de 1932, quando começaram as primeiras reuniões para decidir os cargos da entidade, foi definitivamente dado início a um dos grandes clubes do futebol uruguaio.
As primeiras partidas da equipe foram realizadas em terrenos baldios ou nas ruas do bairro. Quando surgiu o convite para participar do primeiro jogo “sério” de sua história, os garotos danubianos não tinham uniformes e nem cores definidas. Por conta disso, escolheram, apressadamente, uma camisa branca. A mãe de três dos fundadores do clube bordou um detalhe em preto, fazendo dessas duas cores as oficiais.
O clube aderiu ao profissionalismo apenas em 1941, quando se afiliou a Associação Uruguaia de Futebol (em espanhol) e passou a disputar a última divisão do esporte no país. No ano seguinte veio o primeiro título, o do Campeonato Uruguaio Extra - equivalente à sexta divisão do país – e de forma invicta.
Em cinco anos, a equipe conquistou cinco acessos consecutivos. Chegou à elite do futebol uruguaio em 1947, após se sagrar campeão da segunda divisão nacional, obtendo uma meteórica ascensão.
No primeiro escalão da modalidade, o Danubio conseguiu feitos, até então, inéditos. Logo em seu primeiro ano da divisão principal, em 1948, derrotou o poderoso Peñarol e acabou na terceira posição do certame. A década de 50 ficaria marcada pelo vice-campeonato em 1954, tendo como peças principais da conquista o atacante Raúl Bentancor e o goleiro Júlio Maceiras.
Após bom período dos anos 50, o time não manteve as boas atuações e acabou rebaixado em 1960, mas voltou à elite no ano seguinte. Depois de nove temporadas entre os “grandes” do Uruguai, mais um descenso, o último de sua história, em 1970.
O Danubio voltou para primeira divisão em 1971. Em 1978, o time ficou na segunda posição em um torneio classificatório para a Copa Libertadores da América, denominado Liguilla, e obteve uma das vagas para disputar pela primeira vez a competição continental.
O time seguiu fazendo boas campanhas e voltou a garantir uma vaga na Libertadores nos anos de 1984 e 1989, mas o principal feito da década de 80 foi a primeira conquista nacional. Com um elenco forte, tendo como principal jogador o atacante Ruben da Silva, o Danubio se sagrou Campeão Uruguaio em 1988, entrando de vez para a história do futebol do país.
A década de 90 passou em branco e nenhum título foi conquistado, deixando os maiores triunfos para o Século XXI. Neste período, o clube voltou a fazer frente a Peñarol e Nacional, vencendo o Torneio Apertura de 2001 (equivalente ao primeiro turno do campeonato nacional), o Torneio Clausura de 2002 (correspondente ao segundo turno) e o Campeonato Uruguaio de 2004, se tornando bicampeão nacional.
Na temporada 2006/07, o Danubio voltou a erguer o título uruguaio, após vencer o Torneio Apertura e Clausura, estabelecendo um dos melhores anos de sua história. Devido à conquista de todas as divisões e campeonatos do país, o time recebeu o apelido de “Campeão Único do Futebol Uruguaio” de seus torcedores.

Títulos
 
Campeonato Uruguaio  1988, 2004 e 2007.
Campeonato Uruguaio da Segunda Divisão  1947, 1960 e 1970.


Estádio

O Estadio del Barrio Jardines del Hipódromo foi inaugurado em 1957 em um amistoso contra o Nacional.
O estádio tem capacidade para 20 000 espectadores, e o Danúbio manda seus jogos do Campeonato Uruguaio neste estádio.
Pelo fato de o estádio ser pequeno, o Danúbio manda seus jogos da Taça Libertadores e da Copa Sul-Americana no Estádio Centenário, que é de propridade do estado e utilizado pela Seleção Uruguaia de Futebol nos jogos internacionais.

Alcunhas De la franja ; De la Curva ; Diluvio

Site

http://www.danubio.org.uy

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância