sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Rocha Fútbol Club

Em 1998, a Associação de Futebol decidiu reformar a Premier League em uma tentativa de integrar o futebol em todo o país (até então, o futebol profissional era praticado somente por equipes de Montevidéu)  fazendo uma tentativa de integrar quatro equipes do  interior diretamente para a Primeira Divisão. Havia três vagas atribuídas ao campeonato em 1999, deixando uma vaga, com a finalidade de serem ofertadas para o  de 2000.

Rocha Futebol Clube foi fundado em 1999 por vários clubes das ligas regionais de Rocha, com a intenção de formar uma equipe que representara o departamento inteiro.


A primeira temporada do clube, liderada por Juan Ramón Carrasco (que atuou como treinador e jogador ao mesmo tempo), os resultados desportivos eram magros, e o clube foi rebaixado em 2001. Em 2003, derrotou na final F. C. Paysandu e ganhou o Apertura da Segunda Divisão, o que seria seu primeiro título e nesse mesmo ano conseguiu um retorno para a primeira depois de vencer a última rodada o Cerro Largo FC em Rocha.

Em 2005 ele se tornou o primeiro time do interior a ganhar um torneio nacional de futebol da primeira divisão uruguaia,ao vencer o Torneo Apertura e se classificar para a Copa Libertadores. No entanto, não se destina ao vencer o campeão do Torneo Apertura do Uruguai foram definidas, como este torneio vai qualificar para competir nas finais do campeonato de 2005-06 uruguaia, depois, perdeu contra o Club Nacional de Football.

É o único clube do interior do Uruguai a jogar a Copa Libertadores. Participou da Copa Libertadores de 2006, onde disputou  o grupo 5 , com o Velez Sarsfield, da Argentina, a Liga Deportiva Universitária do Equador e o Universitário do Peru. Neste grupo ficou em terceiro lugar somando 5 pontos,atrás do Velez (16 pontos) e LDU (10 pontos). Ele teve de jogar seus jogos, na cidade de Maldonado, devido à falta de capacidade de seu estádio para competir internacionalmente.



Após a grandes feitos do clube, foi uma grande recessão na próxima temporada. Nesse campeonato de 2006-07, Rocha fechou em baixa, depois de perder nos playoffs contra o Clube Progresso de Montevidéu, que terminou com a mesma pontuação na tabela da Descenso. Desde de que o Rocha foi rebaixado,  não foi capaz de retornar à Primeira Divisão.

Títulos

Torneo Apertura de Segunda División 2003
Torneo Apertura de Primera División 2005


Estádio

O Estadio Municipal Doctor Mario Sobrero é um estádio localizado na cidade do  Rocha, do departamento homônimo. Pertence ao município de Rocha, mas  é cedido ao Rocha Futebol Clube para jogar seus jogos em casa na Segunda Divisão Profissional do Uruguai. Ele também irá jogar partidas do campeonato local e departamentos. 
Tem uma capacidade para 8.000 espectadores.


Apelido Celestes del Este

Site

http://www.rochafutbolclub.com