quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Club Atlético River Plate

Em 13 de março de 1922, é criado o FC Olimpia, fundado pelo jornalista e homem público Dom Lorenzo Batlle Berros.
Uma das primeiras preocupações dos dirigentes do Olímpia, foi a de ter o seu domínio desportivo, desde então, teve de mandar seus jogos para o Park Higiene e Saúde, localizado na Avenida Gral Flores e Larrañaga, causando vários inconvenientes aos seus atletas. Com isso começou as intensas negociações entre Dom Lorenzo e a Prefeitura de Montevidéu para a aquisição de um terreno para a construção de um campo de futebol. Após seis meses de negociação ele recebeu um vasto terreno na área perto do bairro do Prado em Montevidéu.
Posteriormente ocorreram os serviços de terraplanagem e plantio da grama e construção dos vestiários, modesto mas confortáveis. As arquibancadas foram doadas por uma metalúrgica da cidade e foram montadas ao redor do estádio. Em 1926 ocorreu a inauguração do campo que recebeu o nome de Parque Olímpia, ocorrendo uma partida amistosa entre Olímpia e Peñarol.
Até que em 1932 incia a era do futebol profissional no Uruguai, e em 11 de maio de 1932 ocorre a fusão do Olimpia e Capurro para construir novamente no desporto,o Clube Atlético River Plate.
O primeiro goleiro do River Plate, foi Saroldi Federico Omar, que foi considerado pela imprensa esportiva uruguaia da época como "El Pared", que significa em português "o muro". Mas em julho de 1932, disputando um jogo contra o Central FC, em uma incidência de jogo recebeu, um golpe que causou a sua morte alguns dias mais tarde. Tão grande era a dor em todos os riverplatenses, que em sua homenagem eles decidiram dar o seu nome ao Parque Olímpia.
Ao longo da sua história surgiram grandes jogadores inesquecíveis como Elizabetano "El Gradin" Benincasa, os chilenos, Dacal Modena, Comissário Ribeyro, Garcia, campeões uruguaios em 1908, 1910, 1913 e 1914.
Além dos goleadores uruguaios inesquecíveis como Severino Varela e Héctor Sena Puricelli. Dos craques mais recentes, podemos destacar Fernando Morena, Waldemar Victorino e Carlos "Pato" Aguilera, entre outros.
Em 2009, o time consegue seu maior triunfo internacional até hoje. Venceu o tradicional San Lorenzo da Argentina, pelo placar de 1 a 0, na casa do adversário e depois o derrota por 7 a 6 na disputa de penâltis, garantindo vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana de 2009.

Títulos

Campeonato Uruguaio da 2ª Divisão: 1943, 1967, 1978, 1984, 1991 e 2004

Estádio

Estádio Saroldi (nome completo: Parque Federico Omar Saroldi) é um estádio de futebol situado na cidade de Montevidéu e pertence ao Club Atlético River Plate. Sua capacidade é de 12 mil espectadores.

 Alcunhas Darseneros

Site

http://www.cariverplate.com.uy