sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Defensor Sporting Club

O Defensor Sporting foi fundado em outubro de 1910, na cidade de Montevidéu. Seus fundadores foram atletas que participaram dos Jogos Olímpicos Extraordinários ocorridos em Buenos Aires, que homenagearam um século de existência da República Argentina.

Entusiasmados, os jovens se reuniram na casa de Nicolás Vinci, no bairro de Monte Caseres. Além do dono da casa, Narciso Cerato, Juan Cadenaso, Isidro Gentade, Nicolás Vinci, Santiago Borlandelli, Héctor Peyrallo, Ramón Lagarreta, Marcelino Bixio, Ricardo Elli, Joaquín Urgel e Dante Caprani participaram da fundação do Clube Pedestre e Atlético do Uruguai, o primeiro nome do clube.

O primeiro presidente foi Narciso Cerato e o primeiro secretário foi Ramón Lagarreta. Ainda compunham a primeira diretoria Juan Cadenaso, Nicolás Vinci e Santiago Borlandelli.

Em 6 de outubro de 1912, em assembleia extraordinária, o clube mudou de nome. Passou a se chamar Sporting Club Uruguay. Além do futebol, também constavam no quadro de esportes, o atletismo, luta, natação, boxe e vôlei. O basquete, esporte mais vitorioso do clube, entraria no quadro apenas em 1915.

Em 1919, a agremiação sofreu mais uma mudança: se aliou ao Club Atlético Esparta, porém não teve seu nome modificado. A diretoria, composta por cinco delegados do Sporting e quatro do Sparta, foi presidida por Nicolás Vinci, um dos fundadores. Foi dessa união que surgiu o emblema atual do time: dois aneis, um vermelho e outro azul, entrelaçados com as letras SCU, escritas em preto, dentro.

A história do futebol começou em 1927. Nas décadas de 1930, 1940 e 1950, o time participou da Primeira Divisão amadora uruguaia, com exceção de 1950, onde disputou a Divisional B, a segunda liga nacional.

Em 1960, o Sporting conquistou pela primeira vez o Campeonato Nacional General Artigas, o primeiro campeonato de caráter nacional profissional. O time ganharia o torneio mais seis vezes (1976, 1979, 1981, 1989, 1991 e 1995) e venceria ainda o Campeonato Nacional quatro vezes (1976, 1987, 1991 e 2007/2008).

Em termos internacionais, o Defensor possui uma participação sem grande destaque. Participou 11 vezes da Copa Libertadores, duas vezes da Sul-Americana e uma vez da Copa Conmebol. Sua melhor posição foi um quinto lugar na Libertadores de 2007, quando eliminou o Flamengo nas oitavas-de-final e ficou na frente do Boca Juniors e do Santos.

Títulos

Campeonato Uruguaio da 1ª Divisão: 1976, 1987, 1991, 2008
Campeonato Uruguaio da 2ª Divisão: 1950 e 1965


Estádio

Estádio Luis Franzini é o estádio do Defensor Sporting, clube uruguaio.
O estádio tem capacidade para 18 mil espectadores, e o Defensor Sporting manda seus jogos do Campeonato Uruguaio neste estádio.
Pelo fato de o estádio ser pequeno, o Defensor Sporting manda seus jogos da Taça Libertadores e da Copa Sul-Americana no Estádio Centenário, que é de propridade do estado e utilizado pela Seleção Uruguaia de Futebol nos jogos internacionais.



Alcunhas La Violeta, La Viola, Tuerto, La Farola, El Defe, El Fusionado

Site

http://www.defensorsporting.com.uy/