sábado, 5 de fevereiro de 2011

Montevideo Wanderers Fútbol Club

No fim de julho de 1902, nascia o Montevideo Wanderers (em espanhol). O clube foi fundado depois de uma reunião que envolveu os principais gestores do Albion Football Club e um grupo de jogadores liderados por Enrique Saderson.
Saderson, em uma conversa com o dirigente do Albion, comunicou que estava saindo do clube. O jogador avisou que estava de saída porque a diretoria não estava investindo no time e que montaria, com alguns companheiros, sua própria agremiação. Saderson e seus amigos não tinham dinheiro para começar o projeto, deixando o dirigente do Albion indignado.
O dirigente disse a Saderson que eles nada conseguiriam e que virariam uns “wanderers” (vagabundos), denominação dada às pessoas desempregadas em seu país. Foi daí que veio a inspiração para o nome do novo clube que Saderson e seus amigos fundariam. Montevideo Wanderers, “los vagabundos” e “bohemios”, assim como são chamados pela sua torcida.
Apesar da afirmação do dirigente do Albion, o Montevideo Wanderers saiu do papel e, quatro anos após sua fundação, venceu seu primeiro título nacional. Em 1906, o time alcançou a glória máxima do futebol uruguaio, vencendo o Campeonato Nacional.
Em 1909, o Wanderers vence seu segundo Campeonato Uruguaio e se estabelece de vez como grande time do futebol no país. Apesar de conquistar dois títulos nacionais precocemente, o Montevideo Wanderers passaria por um grande jejum de títulos, conquistando o terceiro apenas em 1931.
E parou por aí. O clube não conquista um título expressivo desde a década de 30. Já são mais de 70 anos sem levantar uma taça importante, o que fez a agremiação perder muitos simpatizantes ao longo dos anos.
A partir dos anos 50, o Wanderers passou a alternar entre participações na primeira e na segunda divisão do Campeonato Uruguaio.
Foi somente na divisão de acesso que conseguiu mais alguns títulos. São quatro conquistas na segunda divisão nacional - 1952, 1962, 1972 e 2000.

Títulos
Campeonato Uruguaio 1906, 1909 e 1931.
Campeonato Uruguaio – Segunda Divisão  1952, 1962, 1972 e 2000.


Estádio 

Estádio Parque Alfredo Victor Viera é o estádio do Montevideo Wanderers, clube uruguaio.
O estádio tem capacidade para doze mil espectadores, e o Montevideo Wanderers manda seus jogos do Campeonato Uruguaio neste estádio.
Pelo fato de o estádio ser pequeno, o Montevideo Wanderers manda seus jogos da Taça Libertadores e da Copa Sul-Americana no Estádio Centenário, que é de propridade do estado e utilizado pela Seleção Uruguaia de Futebol nos jogos internacionais.

Alcunhas Bohemios

Site
http://www.mwfc.com.uy