quinta-feira, 28 de maio de 2009

Esporte Clube Pinheiros

O E.C. Pinheiros foi fundado em 22 de março de 1931, na localidade de Pinheiros - Bairro do interior da cidade de Taquari-RS, daí a origem de seu nome.


No ano de 1976 o clube transfere-se para a sua atual sede e constrói o Estádio “Pinheirão”, no Bairro Prado, zona central da cidade.

Em 1980 iniciou a escolinha de futebol do E.C. Pinheiros que devido ao espaço estar ficando pequeno e pela quantidade de alunos que passou a procurar o clube, o Prof. Antônio Carlos Duttra em pleno acordo com o E.C. Pinheiros, profissionalizou a escolinha fundando em 1988 a Escola de Futebol Pinheiros/Duttra. A Escola Pinheiros Duttra tem como um de seus objetivos formar atletas para as categorias, Juvenil e Júnior do E.C. Pinheiros.

Em 1984 o E.C Pinheiros sagrou-se campeão Estadual de Amadores, um título muito importante para a cidade e principalmente para o clube. Essa façanha voltou a se repetir por mais duas vezes; uma em 1989 com titulo na categoria Juniores e em 1996 na categoria Infantil.

O ingresso na divisão de Futebol Profissional da Federação Gaúcha de Futebol ocorreu em 1994. Em 1999, devido a uma decisão de diretoria, preferiu-se priorizar a conclusão do Ginásio Esportivo, um sonho de nosso ex-presidente Afonso Cardoso dos Reis, idealizador desta obra, que se tornou realidade com a colaboração de toda a família pinheirense e grande parte da comunidade tendo capacidade para 3000 pessoas com quadra polivalente de Futsal e voleibol. Com isso o clube paralisou temporariamente a sua equipe profissional de futebol.

Em 2001, com um projeto arrojado, o E. C. Pinheiros participou do Campeonato Estadual de Juniores, onde conquistou o vice-campeonato Estadual da Taça Dr. James Vidal, disputando a final frente ao Grêmio Foot Ball Porto alegrense, sendo considerado na oportunidade, Campeão do Interior do RS.

Em 2003, com uma visão condizente com a nova realidade do futebol profissional, a diretoria do Clube começou a desenvolver uma nova estrutura de trabalho visando um trabalho voltado para as categorias de base, com uma proposta de fortalecimento da atividade social do clube e conseqüentemente o fortalecimento do quadro social e do futebol. Além disso, intensificou na permanente busca de parcerias com empresas para viabilizar este processo de reestruturação do clube.

Em 2005, voltou-se a investir no futebol com a participação no Campeonato Estadual categoria Juvenil, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol, onde além de fazer uma boa campanha, revelou o Atleta Fernando Queiroz de Oliveira, que se transferiu no final do ano para o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense.

O clube tem a maior torcida da cidade, numa população de aproximadamente 28.000 habitantes, seguramente 60% da população é assumidamente Pinheirense, sendo que boa parte dos restantes 40% é simpatizante do clube.

Estádio

Nome Estádio : João Bizarro Porto, o Pinheirão
Capacidade : 1.500 espectadores
Inauguração :

07/1976 - Obs.: Em abril de 2005 a Diretoria com o consentimento do Conselho Deliberativo do Clube resolve denominar o estádio “Pinheirão” de João Bizarro Porto, uma justa homenagem a seu ex-presidente e um dos seus fundadores.


MASCOTE

O Esporte Clube Pinheiros tem como seu símbolo (Mascote) o Periquito.

Site :

www.ecpinheiros.com.br