quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ferroviário Atlético Clube

O Ferroviário Atlético Clube fundado no dia 02 de maio de 1937, já foi uma das mais poderosas equipes do futebol alagoano. Começou a participar dos campeonatos oficiais em 1951, já no ano de 1953 se sagrava campeão da capital e em 1954 campeão estadual.

Seu plantel era formado por grandes jogadores que tinha a base da seleção alagoana da época. A maioria dos jogadores conseguiram empregos na Rede Ferroviária. Depois, somente em 1977 é que o clube esmeraldino voltou a brilhar.

Um brilho que não demorou muito e Ferroviário começou a descer a ladeira de maneira rápida. Com uma pequena torcida e minguado corpo social, o clube da Rede Ferroviária foi desaparecendo. Chegou até a mudar de cor. Passou de verde e branco para vermelho e amarelo. Chegou a disputar alguns campeonatos alagoanos da II divisão mas, sem nenhum sucesso.

Hoje, ninguém fala mais no Ferroviário.O Ferroviario participou dos seguintes campeonatos alagoanos da primeira divisão.De 1951 a 1960, 1963 e de 1966 a 1989.Parou em 1989 e nunca mais voltou a participar da primeira divisão.

Ferroviario campeão alagoano de 1954

Na história do futebol alagoano existem páginas de cativante beleza. A grande maioria dessas páginas foi escrita em cores, onde prevaleceram sempre o vermelho e o azul. Mas antes do advento do Trapichão, algumas páginas foram escritas com outras cores, como por exemplo, o verde e branco, representando na época o Ferroviário.

Disputando seu primeiro campeonato oficial em 1950, os esmeraldinos conquistaram o certame de 1954. No ano anterior, o Ferroviário havia ganhado o campeonato da cidade e o ASA de Arapiraca o do interior. O regulamento mandava que os dois disputassem uma melhor de três para decidir o titulo do Estado. O Ferroviário se recusou a participar esta decisão e a Federação proclamou o ASA o campeão alagoano de 1953.No ano seguinte, o campeonato foi disputado em dois turnos. O primeiro foi conquistado pelo CRB e o segundo pelo Ferroviário. Pelo regulamento o campeão seria conhecido através de uma melhor de três entre os campeões de cada turno.

A imprensa dava como favorito o time da Rede Ferroviário que possuía um plantel com muitos veteranos bons de bola e alguns jovens com muita vontade de vencer.Mas para ganhar o segundo turno, o Ferroviário começou vencendo o Auto Esporte por 3x1. Depois goleou o CSA por 3x0. Superou o Esporte Clube Alagoas por 2x1. Derrotou o Alexandria também por 2x1. Entretanto, no último jogo contra o CRB, perdeu por 1x0. Mesmo perdendo, o Ferroviário ficou o titulo do segundo turno. Este resultado deu a falsa impressão ao CRB que o clube da pajuçara poderia ganhar a melhor de três na decisão do titulo de campeão da temporada.No primeiro clássico da série, o time da Rede obteve uma sensacional vitória por 2x1, dando personalidade ao elenco. Tanto que, mesmo sendo derrotado, também por 2x1, no segundo jogo, foi para a “negra” com muita disposição. Este foi sensacional e disputado no dia 15 de maio de 1955. Isso mesmo. O campeonato de 1954 somente foi decidido no ano seguinte. O CRB chegou a abrir o marcador. O gol não abalou o Ferroviário que virou o marcador para 3x1 e selou a campanha de 1954. Estava, assim, escrito um capitulo em verde e branco na história do futebol alagoano.

Títulos

Campeonato Alagoano: 1954.