sexta-feira, 3 de abril de 2009

São Bernardo Futebol Clube

Fundado em 20 de dezembro de 2004, o São Bernardo Futebol Clube recebeu este nome como homenagem à cidade de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC. Em pouco tempo de existência, o time teve uma ascensão rápida no cenário do futebol estadual. Entretanto, apenas no ano seguinte a equipe deu início aos treinamentos para a disputa dos campeonatos profissionais.

Em 23 de março, no estádio Municipal de Suzano, em Suzano, a equipe realizou seu primeiro amistoso, contra o ECUS, e o jogo terminou em 2 a 0 para a equipe visitante. Depois de pouco mais de uma semana, no dia 04 de abril de 2005, o clube confirmou sua participação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e foi nesta competição que o “Tigre do ABC” realizou sua primeira partida oficial.

A estréia foi no dia 16 de abril, contra o AD Guarujá, no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, e o resultado o empate por 1 a 1. Durante o campeonato, o São Bernardo se destacou e, embora o sonho do título não tenha se realizado, a equipe terminou a competição em terceiro lugar e garantiu o acesso à Série A3 em seu primeiro ano como profissional.

Em 2006, a equipe fez uma campanha impecável na primeira fase da Série A3 do estadual, classificando-se na primeira posição, com 36 pontos conquistados. Entretanto, na segunda fase, a equipe não repetiu o desempenho e acabou na oitava colocação.

No segundo semestre do mesmo ano, disputou a Copa Federação Paulista de Futebol e conseguiu um bom desempenho, evoluindo fase a fase na competição. Eliminou equipes como Juventus e União São João, mas na semifinal foi derrotado pela Ferroviária, a campeã da competição.

No ano de 2007, a equipe conseguiu, mais uma vez, classificar-se para a segunda fase da competição, mas não com a mesma facilidade, já que passou de fase na sexta posição. Porém, assim como no ano anterior, ficou a um passo do acesso.


No ano de 2008, foi vice-campeão e conseguiu um novo acesso para disputar a série A2 do Campeonato Paulista em 2009. Em 2009, o São Bernardo vai lutar com todas as forças para conseguir o acesso inédito para a primeira divisão estadual.


Estádio

O Estádio Municipal Primeiro de Maio localiza-se no centro de São Bernardo do Campo, na região do ABC, no Estado de São Paulo. É usado por dois clubes profissionais de futebol: o Palestra de São Bernardo (PSB), fundado em 1935, e que disputa a Série A-2 do Campeonato Paulista, e o São Bernardo Futebol Clube, fundado em 20 de dezembro de 2004, que disputará a Série A-2 do mesmo campeonato em 2009.

Como o São Bernardo FC conquistou o vice-campeonato da Série A-3 do Campeonato Paulista, a prefeitura se viu obrigada a expandir o estádio, visando melhores estruturas no estádio, instalando iluminação e expandindo a arquibancada. Este estádio ficou notoriamente conhecido pelas greves dos trabalhadores que reinvindicaram melhores salários na década de 80.

Assim, o estádio Primeiro de Maio terá de ter, no mínimo, 15.000 lugares. Hoje existe um projeto para expandir a arquibancada, e assim, o estádio teria 16.000 lugares.


Hino

Nasceu para jogar e crescer
Enfrentar o adversário sem nada temer
Atravessando fronteiras
Superando barreiras

Sua meta é vencer ou vencer
A conquista sempre será visão
Para o Tigre que surgiu

Para ser campeão, a sua garra no entanto
Faz gigante no campo e torcida do adversário tremer

É show de bola é
São Bernardo chegou
Uma alegria quando grita-se gol
Um futebol de ataque o forte do ABC

É São Bernardo é vencer ou vencer


Mascote


Se o clube mais antigo da região, o Esporte Clube São Bernardo tinha como mascote o cão com o nome da cidade, o São Bernardo Futebol Clube, criado há apenas dois anos, resolveu adotar uma mascote muito mais valente e feroz. O Tigre de São Bernardo nasceu forte, no final de 2004, com os mesmos instintos do animal que carrega como mascote.





Site
http://www.saobernardofc.com.br/