quarta-feira, 15 de abril de 2009

Associação Desportiva Vasco da Gama


A Associação Desportiva Vasco da Gama, foi fundada no ano de 1952, na cidade de Rio Branco-AC. Seu nome é em homenagem ao tradicional clube homônimo carioca, o Club de Regatas Vasco da Gama Ainda na fase do amadorismo, venceu o Campeonato Acreano de 1965.
Em 1999, a equipe do Vasco da Gama conquista o seu segundo título acreano, só que dessa vez já na era profissional, depois de dois jogos contra o Independência: empate em 0x0 no primeiro jogo e vitória de 1x0 na segunda partida. Ainda no mesmo ano teve o artilheiro da competição: Rosier, com 8 gols.

Em 2001, o Vasco, é novamente o grande campeão do Acre. O título foi conquistado em jogo realizado no estádio José de Melo. O Vasco precisou derrotar o Rio Branco duas vezes, 1 a 0, no período normal, e 1 a 0, na prorrogação para ficar com o título. Nos 90 minutos, o Vasco venceu por 1 a 0 e foi para a prorrogação com a obrigação de vencer. Como na primeira partida das finais o Rio Branco havia vencido por 2 a 0 houve a necessidade da prorrogação que acabou permitindo a conquista do título pelo Vasco. Evilásio marcou o gol do Vasco aos 21 minutos. Índio substituiu Evilásio e fez o gol do título na prorrogação aos 4 minutos da primeira etapa. A equipe campeã formou com: Faísca, Paquito, Josué, Marco Antonio e Mamude; Jean, Marquinhos, Siqueira (Dário) e Ciro; Gato (Paulinho) e Evilásio (Índio). O treinador campeão é Marcelo Altino.

O Bacalhau d’água Doce, por estar longe do mar, como é conhecido tem um CT chamado Fazendinha na capital acreana. No início dos anos 2000 foi o grande rival do Rio Branco no estadual.
No ano de 2007 O Vasco da Gama está preste a perder sua sede social e o estádio de sua propriedade. A juíza da Segunda vara da Fazenda Pública, mandou leiloar os dois bens do clube. Conforme informações, os bens do clube estão avaliados em R$ 325 mil, valor que será utilizado para o pagamento de dívidas com a Prefeitura de Rio Branco que chegam a R$ 1.858.000 entre juros e multas.

Estádio

José de Melo(8000)


Títulos

3 Vezes Campeão Acreano 1965, 1999 e 2001

Apelido

Bacalhau D'água Doce