Pular para o conteúdo principal

Araxá Esporte Clube

O Araxá Esporte Clube foi fundado em 20 de setembro de 1958 e nasceu com o objetivo de representar a cidade de Araxá entre os clubes profissionais do futebol mineiro. O primeira disputa do Campeonato Mineiro de Futebol foi em 1965, sagrando-se campeão pela primeira vez, dois anos mais tarde, em 1967.

Desde então, o clube somou várias vitórias e a paixão pelo time alvinegro da “terra de Beja” ganhou muitos torcedores e hoje é tetracampeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de Futebol.

Quando fundado, as cores escolhidas para a equipe do Araxá Esporte, foram o preto e branco, nascendo assim, o “alvinegro mais querido!



A primeira camisa do Araxá Esporte Clube tinha em seu design os formatos quadriculados. Mais tarde esse design foi modificado por uma camisa com listras verticais mantendo as cores alvinegras.


Os Títulos

A equipe alvinegra da “terra de Beja” participou com destaque do Campeonato Mineiro de Futebol entre os anos de 1965 e 1980. O Araxá Esporte foi quatro vezes Campeão Mineiro da Segunda Divisão. O time araxaense levantou a taça de primeiro colocado nos anos de 1967, 1977, 1990 e 2007, chegando ao Tetra Campeonato Mineiro.

Cronologia dos títulos

1967 - O Araxá Esporte foi campeão ao vencer a Usipa de Ipatinga na grande final com um gol de pênalti do zagueiro Ganso, o placar do jogo no Estádio Fausto Alvim foi 2 a 1 para o alvinegro.

1977 – A grande final foi contra o Fluminense de Araguari onde um gol de Felpa, em grande jogada do meiocampista Manga, deu o título ao Araxá Esporte o com placar do jogo no Estádio Uberabão de 1 a 0.

1990 – Vitória do Araxá Esporte em cima do Clube Atlético Patrocinense de Patrocínio na grande final com um gol de Ricardo Coração de Leão sendo o placar do jogo no Estádio Fausto Alvim foi 1 a 0 para o alvinegro.

2007 – Desta vez o jogo foi contra o Esporte Clube Itaúna de Itaúna em uma grande final no Estádio Fausto Alvim, onde o único gol da partida do atacante Yan, deu o título de Campeão de 2007 para o Araxá Esporte.

A equipe que conquistou o primeiro título para o Araxá Esporte em 1967 tinha como formação base: Gutemberg, Délcio, Ganso, Santos e Cariri; Franklin e Agnaldo; Vítor, Germano, Nato e Geraldino. O técnico era Amilton Frad.

A formação da equipe que conquistou o mais recente título para o Araxá Esporte em 2007 foi: Fernando, Edinho, André Alves, Odair e Ivan; Cafu, Indinho, Dedé e Rogério Sá, Yan e Euller. O técnico foi Luís Eduardo.

Estádio

O Estádio Municipal Fausto Alvim foi inaugurado em 1943 pelo então prefeito Fausto Alvim o qual deu seu nome ao local.

O “Majestoso da Avenida Imbiara” como é carinhosamente conhecido por seu público, o Estádio Fausto Alvim é considerado um dos melhores o interior de Minas e está em local privilegiado da cidade,sendo de fácil acesso.


O estádio municipal recebeu o seu primeiro sistema de iluminação em 1967, através do prefeito Paulo Márcio Ferreira. A construção das arquibancadas cobertas assim como da ampliação das descobertas foi obra executada em 1981 pelo prefeito da época Aracely de Paula.

Com capacidade para receber até 8 mil torcedores, o estádio tem um gramado com dimensões oficiais que medem 70m X 105m.

Hino

Rangel Drummond Afonso Ribeiro
Salve o alvi-negro
O mais querido do interior

Em todas as partidas
mostra sua garra e o seu valor
Ganso forte e genial


Em campo toca e controla a bola

A sua raça engrandece a nossa história
Cantando e vivendo sua glória

Araxá Esporte Clube

Balança coração

Em todas as jornadas

Bate forte a emoção

No pavilhão as cores "da glória"
O vento faz tremular
A flâmula alvi-negra
Do mais querido de Araxá


Vai em busca da vitória

Com toda garra de campeão
Mostrando com amor à camisa

Vai mantendo sempre sua tradição


Araxá Esporte Clube

Balança coração
Em todas as jornadas

Bate forte a emoção


Mascote – Ganso



A partir de 1967, após a conquista do primeiro título da história do Araxá Esporte Clube o time ganhou um mascote, o Ganso.

Assim como o Atlético Mineiro já tinha como mascote o Galo, o Cruzeiro tinha na raposa o seu símbolo e o América o Coelho, o cartunista Mangabeira do Jornal Estado de Minas criou o Ganso para simbolizar o Araxá Esporte Clube.

Na época Mangabeira afirmou que se inspirou no apelido do zagueiro Nilton Germano da Silva que cobrou o pênalti e marcou o gol que deu o primeiro título de Campeão Mineiro para o Araxá Esporte Clube.

Nilton era conhecido como Ganso e desde então o “alvinegro mais querido” passou a ter a figura deste animal como o seu mascote oficial.


Site
http://www.araxaesporteclube.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância