quarta-feira, 1 de abril de 2009

Roma Esporte Apucarana

A equipe do Roma foi fundada no dia 6 de Dezembro de 2000 em Barueri, São Paulo, com os investimentos da empresa Roma Incorporadora através da iniciativa do empresário João Wilson Antonini.

Em sua primeira competição, o time de Barueri conquistou o vice-campeonato Sub-20 da Segunda Divisão em 2000, e na sua primeira Copa São Paulo de Futebol júnior foi campeão.

Logo após a obtenção do título, o Roma transferiu sua equipe futebol para Apucarana, norte do Paraná, para a disputa da Terceira Divisão Estadual no ano de 2001. Foi estabelecida uma parceria com a prefeitura da cidade e a equipe foi montada com uma boa parte dos juniores campeões da Copa São Paulo, obtendo neste ano a vaga para a Segunda Divisão.

No ano de 2002, realizou boa campanha na divisão de acesso do Campeonato Paranaense e conquistou a quarta vaga para a Série Ouro. No ano seguinte, 2003, estreou na 1ª Divisão do Futebol Paranaense se destacando logo no primeiro jogo contra o Paraná Clube vencendo o time da capital por 3 x 1. No entanto, naquele ano conquistou somente o 11º lugar, atendendo as expectativas iniciais de não ser rebaixado.

Observa-se que em poucos anos a Roma apresentou significativa evolução alcançando a primeira divisão do Paranaense. Sendo que, nos dois anos seguintes (2004 e 2005), o time de Apucarana se classificou entre as oito melhores equipes do estado. Com destaque ao ano de 2005, chamando a atenção pelas três vitórias sobre as equipes da capital: vencendo o Paraná Clube duas vezes (1 x 0 e 3 x 1) e o Coritiba, uma (1 x 0) . Nesta temporada, a equipe revelou o atacante Caetano, despertando o interesse do Atlético Paranaense que contratou o jogador.

Em 2006, o Roma não foi além da primeira fase no Campeonato Paranaense, todavia, terminou o ano com expressivos resultados em vista da boa administração e organização da equipe no segundo semestre. Resultando na maior conquista da equipe, o título da Copa dos 100 Anos do Futebol Paranaense, que deu o direito aos Roma de Apucarana participar do Campeonato Brasileiro Série C de 2007 e da Copa do Brasil de 2008, ocasionando grande repercussão em todo Estado dando imensa alegria aos dirigentes, jogadores e torcedores de Apucarana.

No ano, 2007, a equipe não conseguiu repetir a ótima campanha da Copa dos 100 anos no Campeonato Paranaense Série Ouro, e o Roma acabou sofrendo o rebaixamento. Contudo, em sua primeira participação nacional disputando o Campeonato Brasileiro da série C, o Roma apresentou uma boa campanha com destaque à vitória fora de casa sobre o Atlético Paranavaí atual Campeão Paranaense por 4 x 1, não sofrendo nenhuma derrota obtendo a classificação na primeira fase como 1º lugar do grupo. Já na segunda fase a classificação para a terceira escapou por pouco, se classificando em terceiro lugar do grupo com o mesmo número de pontos, porém com menor saldo de gols que o Bragantino-SP, segundo colocado. Terminado sua participação na 17º. colocação na classificação geral dentre os 64 participantes.

Em 2008 participou da Copa do Brasil sendo eliminado na 1ª. Fase pelo Volta Redonda do Rio de Janeiro. Participou do Campeonato Paranaense série Prata, no entanto, não conseguiu ascender para a Série Ouro, obtendo a 5ª. Colocação. Participou com sua equipe de juniores da 49ª. Copa Tribuna do Paraná com excelente participação revelando os jogadores para a equipe profissional e outras equipes brasileiras.

Títulos

Vice-Campeonato Paranaense Série Prata: 2002.

Copa dos 100 Anos da FPF: 2006.

Estádio

Bom Jesus da Lapa
Capacidade: 15 mil lugares


Site
http://www.romaesporteapucarana.com.br