sábado, 11 de abril de 2009

Corumbaense Futebol Clube

O clube da Avenida General Rondon, fundado na ressaca do 1º de janeiro de 1914, foi, por muitos anos, a base da seleção amadora de Mato Grosso. Época de ouro e craques do quilate de Matateu, Rutênio, Tota, Ramão, Delgado, Garrafinha, Edson Duarte, Cuiabano, Aires, Cavassa, Negão, Tiquira, Carlinhos, Ênio, entre outros.

O Corumbaense sempre se destacou pela qualidade de seus jogadores e pelo incentivo de uma torcida fanática. Revelou grandes craques, entre eles o goleador Dionísio, que jogou no Flamengo. Antes do profissionalismo, que surgiu em 1972 em Campo Grande, Corumbaense, Marítimos e Riachuelo se consagraram nos campeonatos amadores do Mato Grosso uno. O Corumbaense foi tricampeão estadual de 1970 a 1972.

Em 1984 foi campeão pelo estado de Mato Grosso do Sul. No ano seguinte participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e é rebaixado, ficando em 41º lugar na tabela. Participou ainda da Taça de Bronze de 1981 e da terceira divisão do Campeonato Brasileiro de 1987.

Em 2005, após 8 anos inativo, o clube voltou ao futebol profissional, disputando a série B do campeonato estadual, depois da desistência do Clube Atlético Kapital. Em 2007 o time subiu para a 1ª divisão do campeonato estadual.

Títulos

Campeonato Sul-Matogrossense: 1984.
Campeonato Sul-Matogrossense da Segunda Divisão: 2006.

Estádio

O Artur Marinho é um estádio de futebol localizado na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. É o maior estádio de futebol pantaneiro e representante da cidade para os principais eventos futebolísticos da cidade, do estado e do Brasil. O campo é oficial como determina a FIFA, tendo capacidade para 15 mil pessoas.

O estádio Arthur Marinho foi inaugurado em 4 de julho de 1941. Em 1961 recebeu as torres de iluminação. Reforma realizada em 1964 construiu arquibancadas de concreto – no lado das cabines de imprensa – para substituir as de madeira, que existiam no local. A última grande intervenção aconteceu em 1981, quando foram construídos túneis, vestiários e o segundo lance de arquibancadas.

Mascote

Galo Carijó

Site

http://www.corumbaense.com.br/ - em construção