Pular para o conteúdo principal

Batatais Futebol Clube

Fundado a partir de uma dissidência do Riachuelo, o Batatais – na época grafava-se “Batataes” – surgiu no dia 18 de setembro de 1919. Sua fundação deve muito aos esforços do coronel Olvídeo Tristão de Lima, que teve importante papel nos primeiros anos do clube e hoje é considerado seu patrono e presidente de honra. Tristão também foi responsável pela doação do terreno onde foi construído o primeiro campo do Batatais, e que hoje abriga o estádio Doutor Osvaldo Scatena.

O início da equipe foi melhor do que esperavam seus fundadores. O clube estreou dia 25 de outubro de 1919 com uma vitória diante da Associação Atlética Olímpica, então tradicional equipe de Jordanópolis. Quinze dias depois a vítima foi o Altinópolis; goleada por 7 a 0.

Na década seguinte o clube ganhou o apelido de “Fantasma da Mogiana”, devido ao temor que provocava nos adversários da região. Entre 1934 e 37, o Batatais disputou mais de cem partidas, sendo derrotado em apenas três oportunidades. Em 1945, o clube alcançou seu maior feito, o título de campeão paulista do interior. Na época esta era a maior honra que um time de fora da capital podia alcançar.

Mas ainda era pouco para o Batatais. O clube juntou forças com a Ponte Preta e o XV de Piracicaba – outras potências do futebol interiorano na época – e pleiteou junto a Federação Paulista o direito de disputar campeonatos profissionais. A pressão deu certo e em 1947 foi criada a Lei do Acesso. Com isso formou-se a Segunda Divisão Paulista, que passou a contar com clubes de fora da capital.

Entre 1947 e 1949, o Batatais disputou a competição que ajudara a fundar chegando bem perto do acesso em 1949. Naquele ano o time chegou às finais contra o Guarani, mas acabou perdendo por 2 a 1 em jogo disputado na Rua Javari, em São Paulo. Insatisfeita com a arbitragem, a diretoria retirou o clube das competições profissionais, retornando somente em 1956.

Entre 1956 e 1967, o clube retornou ao profissionalismo, contando com grandes atletas que fizeram renascer o “Fantasma da Mogiana” na disputa da Segundona. Apesar das boas campanhas no período, o clube nunca conseguiu chegar à elite do futebol paulista.

Em de 1968 houve uma nova paralisação. O Batatais deixou de investir em seu departamento de futebol para construir seu estádio, o Doutor Oswaldo Scatena. Com a inauguração do novo campo, em 1971, o Fantasma voltou aos gramados na então Primeira Divisão (Série A2), competição que disputou até 1976, quando foi rebaixado para o terceiro nível do futebol Paulista, que aquele ano mudou de nome para a Primeira Divisão (a então Primeira passou a ser Intermediária).

O clube disputou a Primeira Divisão (A3) até 1981, quando conseguiu o acesso para a Segunda Divisão (A2). Sua participação no torneio duraria cinco temporadas, até 1986, quando o time foi rebaixado e voltou ao terceiro nível do Paulistão (à época Segunda Divisão, equivalente a atual Série A3).

Em 1993, o Batatais sofreu um novo rebaixamento, desta vez para a Série B1 (atual Segunda Divisão). O time amargaria 15 anos nesta divisão até conseguir o acesso para a A3, em 2008. Em 2009, na reestreia na A3, o Batatais ficou na 13º posição, garantido uma vaga na Copa Paulista onde não foi bem, sendo eliminado na primeira fase.

Desde então, gradativamente, o clube melhorou sua participação no estadual. Em 2010, lutou contra o rebaixamento, em 2011 lutou por uma vaga na segunda fase, o que foi conquistado em 2012, quando acabou eliminado e não conseguiu o acesso. Em 2013, porém, o clube conseguiu o tão sonhado acesso à Série A2 após fazer a terceira melhor campanha na primeira fase e liderar a sua chave no quadrangular semifinal.

Estádio


Estádio Dr. Osvaldo Scatena
Capacidade 15.000 Lugares

Mascote 
Ye, Caty e Pavão, Lulu, Orlandão e Neca, Netto, Coelho, Chiquinho, Zé Lopes e Bicicleta. Essa era a formação de 1934 do “Batataes FC”, como se grafava à época. Com esta equipe, o Batatais formou a primeira fase áurea do esporte local. O “Quadro de Ouro” venceu tudo e a todos na região, ganhando o apelido de “Fantasma da Mogiana”. O nome se deve à Estrada de Ferro Mogiana, que nascia em Campinas e passava por Ribeirão Preto, Batatais e outras cidades do norte do Estado em direção ao Triângulo Mineiro. Daí surgiu o “fantasminha”, mascote do clube.


Site

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância