segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Guarani Esporte Clube

Guarani Esporte Clube, conhecido por Guarani de Juazeiro, é um clube de futebol da cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, fundado em 10 de abril de 1941.

Seu uniforme é composto por camisa com listras horizontais pretas e vermelhas, calção preto e meias listradas de preto e vermelho. Seu mascote é o Leão do Mercado. O escudo do Guarani é parecido com o do Sport Club do Recife. De fato, um dos fundadores do Guarani de Juazeiro admirava o Sport e decidiu fazer um clube de Futebol com o escudo parecido, com as mesmas cores.
Seu maior rival é o Icasa, com quem disputa o Clássico do Interior. Outro grande rival é o Crato.

Em 1973 disputa o primeiro Campeonato Cearense de sua história ficando em sexto lugar no total de 11 equipes. No ano seguinte conquista o Torneio Santos Dumont, torneio promovido pela FCF.

Em 1979 fica em quarto lugar no estadual, ficando atrás só dos grandes da Capital, Ferroviário, Fortaleza e Ceará.

O Leão do Mercado, no ano de 2011, realizou a melhor campanha do clube em todos os tempos no estadual, conseguindo o vice-campeonato. Chegou a semifinal do primeiro turno, onde foi eliminado pelo Fortaleza.

No segundo turno, a equipe chega a final, enfrentando o Ceará perdendo a final do returno. E como o Ceará havia ganhado o 1º turno, o estadual de 2011 terminou nesse dia, e já que o Guarani de Juazeiro possuía a segunda melhor pontuação, se consagrou vice-campeão cearense, pela primeira vez na história.
O Guarani teve a melhor colocação, fora dos clubes que já estão em competições nacionais, no Campeonato Cearense de 2011, portanto jogou a Série D em 2011.Em 2012 foi campeão pela primeira da vez da taça Fares Lopes empatando com o Horizonte fora de Casa levando o 2 jogo da final para o estadio Mauro Sampaio.O Romeirão Goleando a equipe do Horizonte por 4x0.

Estádio
Mauro Sampaio (Romeirão), tem capacidade para 16.000 pessoas. 

Campeão Cearense - 2ª Divisão: 2 vezes (2004 e 2006)


Alcunhas Leão do Mercado ; Guaraju
Torcedor Rubro-negro ; Leonino

Mascote Leão