terça-feira, 11 de agosto de 2015

Doze Futebol Clube

O Doze Futebol Clube (conhecido simplesmente como Doze ou ainda como Doze FC) é uma agremiação esportiva brasileira com sede na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo. O clube foi fundado em 15 de novembro de 2014 por um grupo de empresários liderados por Israel Levi, com intuito de aplicar um novo formato de gestão e entretenimento no futebol brasileiro, o Crowdmanaging.

Insatisfeito com o formato de gestão dos clubes brasileiros e como os torcedores são tratados pelos mesmos, Israel Levi iniciou em 2012 estudos para desenvolver um novo método de gestão que potencializasse os resultados e tivesse maior participação do principal interessado no futebol: o torcedor. Após alguns anos de pesquisas e aperfeiçoamento do projeto junto a universidades americanas, Israel chegou ao modelo que ele próprio intitulou de Crowdmanaging. Com o conceito idealizado e um projeto que promete revolucionar a forma de fazer futebol, Israel começou sua peregrinação para testar a ideia. Após apresentar a alguns amigos, empresários de diversos setores, e ter imediata aderência, chegou a hora de colocar em prática e tirar o Doze do papel.

Começava, então, uma nova etapa, a busca de parceiros para a execução do projeto. O primeiro contrato foi fechado em 13 de outubro de 2014 com a empresa de marketing esportivo Serápis Bey Sports & Marketing (ou SB Sports como é mais conhecida), que desde então é responsável por todo o planejamento e gestão do departamento de marketing e comercial do clube. A SB Sports iniciou os trabalhos imediatamente, desenvolvendo da marca (escudo), identidade visual e buscando patrocinadores e parceiros para o clube, fechando os primeiros contratos com a Ícone Sports – para fornecimento todo o material esportivo para as duas primeiras temporadas do Doze – e com o Hotel Fazenda China Park – que será o Centro de Treinamento da equipe. Outro importante contrato fechado foi com Costa & Martins Advogados Associados, responsável por toda parte jurídica do clube.

Após a filiação na Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e confirmar a participação no Campeonato Capixaba de Futebol – Série B, o clube começou a organizar o departamento de futebol e a busca por atletas para formação do primeiro time profissional. Os primeiros jogadores anunciados pelo Doze Futebol Clube foram o zagueiro Irineu e o volante Rildo. Pouco depois, o ex-atacante Sorato e o ex-goleiro Carlos Germano foram confirmados como técnico e auxiliar-técnico, respectivamente. Outro nome de peso contratado foi o experiente volante Jonílson.

No primeiro jogo oficial da sua história, o Doze Futebol Clube venceu o Grêmio Esportivo Laranjeiras (GEL) por 1 a 0, no Estádio Salvador Costa, em Vitória, pela Série B do Campeonato Capixaba. O volante Luan, de pênalti, aos 31 minutos do primeiro tempo, marcou o primeiro gol da história do clube.

A proposta do Doze FC é revolucionar o futebol nacional com um modelo de gestão jamais visto e proporcionando experiências únicas aos seus torcedores, que pela primeira vez na história do futebol terão poder de decisão nos assuntos do time.

No primeiro ano de existência, o Doze FC conquistou o acesso para o Campeonato Capixaba de Futebol de 2016 - Série A, com 1 rodada de antecedência, após vencer o G.E.L., por 3x0 (gols de William Chrispim, Diego Godinho e Danilo Silva).

Site