terça-feira, 25 de agosto de 2015

Clube Atlético Votuporanguense Ltda

Associação Atlética Votuporanguense foi um clube brasileiro de futebol, localizado na cidade de Votuporanga, interior do estado de São Paulo. Fundada em 23 de dezembro de 1956, suas cores eram preta e branca. Teve 36 participações no Campeonato Paulista de Futebol.

A Associação Atlética Votuporanguense foi, ao lado do Fernandópolis Futebol Clube, seu maior rival, a agremiação mais tradicional de sua região. Todavia, o "FFC" não teve a quantidade de participações na divisão de acesso que teve a Votuporanguense. Habitual participante desta divisão, entre os anos de 1961 e 1993, neste período a equipe de Votuporanga frequentou por 29 vezes a Segunda Divisão (atual A2).
Viveu seu ápice durante os anos de 1970. Graças a uma divida com a Federação Paulista de Futebol e a falta de parcerias, o time teve sua última participação no Campeonato Paulista de Futebol do ano de 2000 e fechou definitivamente as portas.

Um ano depois, fundou-se a Sociedade Esportiva Votuporanga, a SEV, um clube empresa, que em três anos subiu do extinto Paulista B-2, correspondente a Quinta Divisão, até a Série A-3. O uniforme era branco, azul e amarelo. Em 2005, a SEV trocou Votuporanga por Hortolândia. O nome mudou para Social Esportiva Vitória, a SEV/Hortolândia, que desativou o futebol profissional em 2011.

Após alguns anos sem futebol profissional na cidade, surgiu no final de 2009 o Clube Atlético Votuporanguense trazendo de volta toda a emoção para a torcida Alvinegra.
Em apenas três anos disputando competições oficiais, o CAV em pouco tempo, conquistou o acesso para a série A3 e sagrou-se campeão da Segunda Divisão de 2012.

Estádio
História Clube Atlético VotuporanguenseEstádio Municipal Plínio Marin é o local onde o Clube Atlético Votuporanguense comanda suas partidas.

Plínio Marin foi um dos pioneiros de Votuporanga. Sua família chegou aqui no dia da fundação da cidade. Gostaram da região e compraram 160 alqueires, dos quais,anos mais tarde foram doados: uma área para construção da praça S. Bento, outras para abertura de ruas, o terreno onde se construiu o Centro Espírita e o terreno para construção do Estádio Plínio Marin”. Foi  proprietário do 1º cartório de registro de imóveis de Votuporanga . Foi presidente da Comissão de Dirigentes constituída no ano de 1957 para a concretização da união do América F. Clube com o Votuporanga Esporte Clube ( unidades esportivas de Votuporanga) que em consequência deram origem à Associação Atlética Votuporanguense  . Plínio Marin foi  o  1º presidente Associação Atlética Votuporanguense (AAV), que aos 19 dias de fevereiro de 1961, recebeu  o título de campeões da 3ª divisão de profissionais, o que lhe deu o direito de ingressar na 1ª divisão, sendo a única representante nesta categoria desde a cidade de S. J. do Rio Preto, até as barrancas do Rio Paraná.
Mascote
Após alguns anos sem futebol profissional na cidade, surgiu no final de 2009 o Clube Atlético Votuporanguense trazendo de volta toda a emoção para a torcida Alvinegra.
Em apenas três anos disputando competições oficiais, o CAV em pouco tempo, conquistou o acesso para a série A3 e sagrou-se campeão da Segunda Divisão de 2012.
O clube adotou a “Pantera Alvinegra” como mascote, pois com garra, determinação e principalmente a rapidez de uma pantera, conquistou resultados rapidamente dentro dos gramados do Estado de São Paulo

Site
http://www.cavotuporanguense.com.br/