segunda-feira, 2 de maio de 2011

La Paz Fútbol Club

O futebol boliviano, apesar do fraco nível técnico, vem evoluindo e o número de jovens interessados em praticar o esporte no país não pára de crescer. Seguindo esse raciocínio, o empresário do setor petrolífero Maurício Gonzáles Sfeir decidiu fundar, em 30 de maio de 1989, o La Paz Fútbol Club, localizado na cidade homônima, capital da Bolívia.
Inicialmente, o clube foi batizado de Hiska Nacional e, em seus primeiros anos de vida, disputava apenas campeonatos amadores da capital boliviana.
Na década de 90, a agremiação aderiu ao profissionalismo e passou a se chamar Atlético Gonzáles, em homenagem ao pai do mandatário da equipe, Engenheiro Walter Gonzáles.
Com a profissionalização do futebol, o time evoluiu e começou a conquistar todos os títulos do campeonato regional de La Paz, chegando em 1994 à segunda divisão do futebol nacional (Copa Libertador Simon Bolívar).
Entre 1994 e 2002, o clube participou de apenas cinco edições do segundo escalão do Campeonato Boliviano. Sua maior conquista, até então, foi chegar às semifinais do torneio, onde acabou perdendo para um dos maiores times do país, o Club Blooming.
Em 2003, o clube trocou de nome mais uma vez e, passando a se chamar definitivamente La Paz Fútbol Club , venceu mais um torneio regional da capital boliviana, se classificando para a Copa Simón Bolívar.
Na estréia do novo nome, o time conquistou o primeiro título de sua história. Na decisão do Campeonato Boliviano da segunda divisão, a equipe bateu o Real Santa Cruz e obteve, pela primeira vez, uma vaga para disputar a elite do futebol.
A partir daí, o clube se tornou um dos melhores da Bolívia, fazendo frente às equipes mais tradicionais do país. Em 2007, o La Paz fez a melhor campanha de sua história e conquistou o vice-campeonato boliviano do Torneio Clausura – equivalente ao segundo turno da competição local, ficando atrás do San José.
O segundo lugar no Clausura levou o time à disputar pela primeira vez em sua história a maior competição continental, a Copa Libertadores da América. O time se classificou como a terceira agremiação do país e disputará a fase preliminar do torneio.
Ainda em 2007, o La Paz também conquistou a Copa AeroSur del sur, torneio de verão boliviano, que garante vaga na Copa Sul-Americana, a segunda mais importante do continente.
O bom desempenho nos últimos anos fez o time ganhar notoriedade continental e firmou a equipe como uma das melhores do país, juntamente com Bolívar e The Strongest.

Títulos

Copa Libertador Simón Bolívar – Segunda Divisão 2003.

Estádio

Estádio Hernando Siles é um estádio multi-uso localizado em La Paz, na Bolívia.
É o maior estádio do país, com capacidade para 42.000 torcedores e leva o nome de Hernando Siles Reyes, presidente da Bolívia entre 1926 e 1930.
Localizado a 3.637 metros do nível do mar, é um dos mais altos estádios profissionais do mundo. Inaugurado em 1931, é sede dos principais jogos dos clubes de futebol The Strongest, Club Bolivar e La Paz F.C..
Recebeu torneios importantes, como o Campeonato Sul-Americano de Futebol 1963 e a Copa América 1997, e foi palco da primeira derrota do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.

Apelidos Azulgranas, los Ingenieros, los Hombres Cóndor

Site

http://www.lapazfutbolclub.com/