Pular para o conteúdo principal

La Paz Fútbol Club

O futebol boliviano, apesar do fraco nível técnico, vem evoluindo e o número de jovens interessados em praticar o esporte no país não pára de crescer. Seguindo esse raciocínio, o empresário do setor petrolífero Maurício Gonzáles Sfeir decidiu fundar, em 30 de maio de 1989, o La Paz Fútbol Club, localizado na cidade homônima, capital da Bolívia.
Inicialmente, o clube foi batizado de Hiska Nacional e, em seus primeiros anos de vida, disputava apenas campeonatos amadores da capital boliviana.
Na década de 90, a agremiação aderiu ao profissionalismo e passou a se chamar Atlético Gonzáles, em homenagem ao pai do mandatário da equipe, Engenheiro Walter Gonzáles.
Com a profissionalização do futebol, o time evoluiu e começou a conquistar todos os títulos do campeonato regional de La Paz, chegando em 1994 à segunda divisão do futebol nacional (Copa Libertador Simon Bolívar).
Entre 1994 e 2002, o clube participou de apenas cinco edições do segundo escalão do Campeonato Boliviano. Sua maior conquista, até então, foi chegar às semifinais do torneio, onde acabou perdendo para um dos maiores times do país, o Club Blooming.
Em 2003, o clube trocou de nome mais uma vez e, passando a se chamar definitivamente La Paz Fútbol Club , venceu mais um torneio regional da capital boliviana, se classificando para a Copa Simón Bolívar.
Na estréia do novo nome, o time conquistou o primeiro título de sua história. Na decisão do Campeonato Boliviano da segunda divisão, a equipe bateu o Real Santa Cruz e obteve, pela primeira vez, uma vaga para disputar a elite do futebol.
A partir daí, o clube se tornou um dos melhores da Bolívia, fazendo frente às equipes mais tradicionais do país. Em 2007, o La Paz fez a melhor campanha de sua história e conquistou o vice-campeonato boliviano do Torneio Clausura – equivalente ao segundo turno da competição local, ficando atrás do San José.
O segundo lugar no Clausura levou o time à disputar pela primeira vez em sua história a maior competição continental, a Copa Libertadores da América. O time se classificou como a terceira agremiação do país e disputará a fase preliminar do torneio.
Ainda em 2007, o La Paz também conquistou a Copa AeroSur del sur, torneio de verão boliviano, que garante vaga na Copa Sul-Americana, a segunda mais importante do continente.
O bom desempenho nos últimos anos fez o time ganhar notoriedade continental e firmou a equipe como uma das melhores do país, juntamente com Bolívar e The Strongest.

Títulos

Copa Libertador Simón Bolívar – Segunda Divisão 2003.

Estádio

Estádio Hernando Siles é um estádio multi-uso localizado em La Paz, na Bolívia.
É o maior estádio do país, com capacidade para 42.000 torcedores e leva o nome de Hernando Siles Reyes, presidente da Bolívia entre 1926 e 1930.
Localizado a 3.637 metros do nível do mar, é um dos mais altos estádios profissionais do mundo. Inaugurado em 1931, é sede dos principais jogos dos clubes de futebol The Strongest, Club Bolivar e La Paz F.C..
Recebeu torneios importantes, como o Campeonato Sul-Americano de Futebol 1963 e a Copa América 1997, e foi palco da primeira derrota do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.

Apelidos Azulgranas, los Ingenieros, los Hombres Cóndor

Site

http://www.lapazfutbolclub.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...