sábado, 7 de maio de 2011

Coronel Bolognesi Fútbol Club

O Coronel Bolognesi Fútbol Club foi fundado em 18 de outubro de 1929, por um grupo de amigos da cidade de Tacna, extremo sul do Peru. Desde então, o clube passou por diversos altos e baixos até se firmar entre os grandes times do país.
A agremiação foi batizada em homenagem a Francisco Bolognesi Cervantes, antigo coronel do exército peruano. O militar se tornou herói nacional após a Guerra do Pacífico, onde Peru e Chile se enfrentaram. Bolognesi acabou sendo morto neste sangrento confronto.
Os Bolos, como são chamados pela torcida, até 1967 disputavam apenas jogos e torneios amadores. A partir deste ano, os dirigentes da entidade investiram na contratação de jogadores profissionais e de um treinador para aumentar o nível técnico do futebol na região.
O time entrou no Campeonato Nacional apenas em 1976, após bater o Sport Ancash por 2 a 0, na final da Copa do Peru, e garantir a vaga.
Com o acesso, a equipe aderiu ao profissionalismo e passou a fazer boas campanhas nas competições peruanas, vencendo os maiores times do país em seus domínios. Em 1977 e 1987, a equipe fez boas apresentações e encerrou sua participação entre os melhores clubes do Peru.
As boas atuações continuaram e, em 1992, o Bolo chegou a participar de competições classificatórias para a Copa Libertadores da América, mas não obteve sucesso. No ano seguinte, uma crise administrativa assolou a entidade, que acabou rebaixada e fechando suas portas.
O clube foi reaberto em 1998, mas funcionando apenas suas categorias de base e com o nome de Deportivo Bolito. Os jovens jogadores do time voltaram a fazer boas apresentações e rapidamente elevaram o clube ao patamar superior.
No mesmo ano de sua volta ao futebol, o time conquistou a terceira divisão nacional e no ano seguinte o segundo escalão. O clube continuou vencendo e chegou à divisão principal em 2000. No ano seguinte triunfo em mais uma Copa do Peru, retornando à elite do futebol nacional.
Em 2004, após uma parceria empresarial bem sucedida, o time de Tacna voltou a se chamar Coronel Bolognesi, dando vida ao clube atual. A negociação deu resultado e o time conquistou uma das vagas na Copa Sul-Americana deste ano.
A agremiação obteve seu feito mais glorioso em 2007. A equipe venceu o Torneio Clausura do Peru neste ano e, assim, garantiu uma das vagas do país para a disputa da Copa Libertadores da América.
Desde 2010 participa da Segunda División do Perú.

Títulos

Torneo Clausura 2008
Copa Perú  1976 e 2001

Estádio

Estádio Jorge Basadre é um estádio localizado na cidade de Tacna, no Peru.
Inaugurado em 1954 como Estádio Modelo, foi amplamente reformado para ser uma das sedes da Copa América 2004.
Tem capacidade para 19.850 torcedores e é utilizado principalmente para partidas de futebol, é a casa do clube Coronel Bolognesi. Recebe o nome em homenagem ao historiador peruano Jorge Basadre Grohmann

Apelidos Bolo, Bólido del Sur, Diablos Rojos, Los Escarlatas, El Coronel 

Site

http://www.bolognesifc.com.pe/