quinta-feira, 12 de maio de 2011

Club Deportivo León de Huánuco

O León de Huánuco é um clube de futebol da cidade peruana de Huánuco, no departamento homônimo.
Foi fundado em 29 de junho de 1946 por um grupo de pessoas e aficcionados do futebol, através da direção de Luis Alberto Marroquín Andía nas instalações do Colegio Nacional Leoncio Prado de Huánuco (antes Colegio de Minería), com o único objetivo de promover a prática do esporte entre os alunos e professores do mencionado colégio. Porém com o passar do tempo se converteu a equipe em orgulho e patrimônio da cidade.
Iniciou sua participação futebolística na liga de sua cidade; na década de 60 ,se vivia uma grande efervescencia futebolística em Huánuco, durante a qual surgiram figuras a nivel departamental e regional tendo como principal protagonista o León nos torneios da Copa Perú,quando se classifica a  final da Copa Perú do ano de 1972, composta unicamente por jogadores da região, se consagra vice-campeão e de acordo com a regulamentação vigente esse ano consegue seu acesso a  primeira divisão do futebol peruano.
O conjunto crema se manteve na primeira divisão até o ano de 1979, rebaixado pela primeira vez na categoria ao ficar no último posto do play-off pelo descenso em que enfrentou a CNI de Iquitos e Juventud La Palma de Huacho.
Logo depois, a equipe huanuqueña se recupera rapidamente e no ano de 1980 se torna campeão da Copa Perú após ganhar de maneira invicta a liguilla final.O clube crema descende a sua liga de origem e disputa os torneios da Copa Perú fazendo campanhas aceitáveis. Durante a década de  2000, se tornou campeão departamental de Huánuco em seis ocasiões, sem sucesso,na Etapa Nacional , sendo eliminado usualmente, em oitavas, quartas ou em melhor dos casos,nas semifinais.
León de Huánuco obtém pela segunda vez em sua história a Copa Perú e dá a volta olímpica em casa em 20 de dezembro de 2009, conseguindo o grande objetivo de regressar a Primera División del Perú. Joga na Primera División del Perú, sendo o atual vice-campeão do torneio. Em 2011, disputou a Copa Santander Libertadores da América pela primeira vez sendo eliminado na primeira fase.

Títulos

Copa Perú  1980, 2009

Estadio 

Estadio Municipal "Heraclio Tapia León",  também conhecido como La Jaula, em conjunto com o Alianza Universidad. Foi inaugurado em 1972, a partir do momento que o León começou a disputar a primeira divisão peruana. O estádio se encontra em reformas, para aumento de sua capacidade para 25.000 espectadores.
A cidade de Huánuco se encontra a cerca de 1.900 metros acima do nível do mar.
 
 Alcunhas Los cremas del centro, León
 Site