Pular para o conteúdo principal

Club The Strongest

Foi fundado com o nome de The Strongest em 8 de abril de 1908, sendo assim o mais antigo do futebol boliviano. No ano de 1911, durante o primeiro período presidencial de Eliodoro Villazón, a Prefeitura do Departamento de La Paz organizou a primera competição de futebol do país, a Copa Prefectural. As equipes mais representativas do nascente esporte foram convidadas, entre elas The Strongest. Assim, a equipe aurinegra ganhou o primeiro campeonato em que participou.
Em 22 de fevereiro de 1914foi fundada a "La Paz Foot-Ball Association" (atualmente Asociación de Fútbol de La Paz). Constituindo-se na primeira organização da prática do futebol a nivel nacional. Desde sua criação, e pelas próximas quatro décadas, a LPFA se converteu na referência institucional do futebol a nivel nacional. Cabe destacar que a entrada da era profesional nos anos cinquenta, foi esta associação  e  não a mais nova Federación Boliviana de Fútbol (criada em 1925), a que levava as rendas da prática do esporte no país.
Nesse mesmo ano de 1914 The Strongest ganha o certame de iniciação de forma invicta na Copa Max de la Vega e posteriormente a Segunda Divisão denominada Copa "Bautista Saavedra".
Desde 1914 até 1949 The Strongest  ganhou 15 títulos, convertendo-se na equipe com mais títulos na etapa amadora.

No ano de 1930 Argentina Brasil Uruguay haviam iniciado o profissionalismo, Bolivia estava atrasada por 20 anos, no meio deste panorama o jogo combativo de The Strongest com força e identidade e se denomina "Derrubador de campeones". Durante 1941 The Strongest consegue uma sucessão de triunfos sobre a seleção de Jujuy(Argentina) por 5-2; Nacional,de Asunción, por 4-2;Universitario de Lima, por 4-0 e Cerro Porteño de Paraguay por 2-1. A isso se soma o espectacular 3-1 sobre Independiente, estes êxitos se deram o  batismo de "Derribador de campeones".

Em 24 de setembro de 1969, rodada em que se celebrava um aniversário mais do departamento de Santa Cruz, The Strongest foi convidado a participar nos festejos e dar realce aos atos de comemoração organizados pela Asociación Cruceña de Fútbol.
Para a equipe atigrada se tratava de um parenteses no campeonato paceño, cuja segunda fase acabava de começar.
Sem sequer ter imaginado, o Decano do futebol nacional havia jogado sua última partida oficial da temporada em 14 desse mesmo mes, oportunidade na qual foi derrotado frente a Universitario por 3 gols a 1.
Ao retornar de Santa Cruz de la Sierra, em 26 de setembro, se informou que o avião do Lloyd Aéreo Boliviano (LAB) que transportava a equipe principal de The Strongest havia desaparecido; era o mesmo día em que o país se via convulsionado pelo golpe de Estado de Alfredo Ovando Candia contra o Presidente Luis Adolfo Siles Salinas. Foram 24 horas de tensa espera, e de poucas esperanças, para receber a confirmação de que o avião se havia caído na localidade de Viloco, situada na Cordillera Tres Cruces. Morreram 16 jogadores e 3 da equipe técnica.
Poucos dias depois da tragedia , a ajuda chegava por todas partes, seu rival de toda su vida o Club Bolívar como varios outros clubes da liga cedíam a sus melhores jogadores para que o clube gualdinegro iniciara giros pelo interior e  exterior do país para buscar fundos.

Por sua parte a Confederación Sudamericana de Fútbol, encabeçada por Téofilo Salinas, doou 20.000 dólares; a Confederação Brasileira de Futebol organizou um clássico “carioca” entre Flamengo e Fluminense cuja arrecadação beneficiou o The Strongest. Só um ano depois do trágico acidente, o clube tornava novamente campeão da AFLP, um ano depois em 1971 The Strongest  voltava a ganhar,  superando nesta ocasião o Bolivar.

Títulos

Campeonato da "Asociacion de Futbol de La Paz": 1914, 1914 (Copa) 1916, 1916 (Copa), 1917, 1922, 1923, 1924, 1925, 1930, 1935, 1938, 1943, 1945, 1946, 1952, 1963, 1964, 1970, 1971 e 1974) 

Campeonato Boliviano: 1977, 1986, 1989, 1993, 2003-Apertura, 2003-Clausura e 2004-Clausura

Estádio

Manda seus jogos no Estádio Rafael Mendonza Castellón, com capacidade para 20.000 pessoas e no Estádio Hernando Siles, com capacidade para 42.000 pessoas. 

Apelidos Tigre, Tigre de Achumani, El Derribador de Campeones, Gualdinegro, Aurinegro, El Decano del fútbol boliviano

Site

http://www.clubthestrongest.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância