sexta-feira, 29 de abril de 2011

Club Bamin Real Potosí

A data oficial de fundação do clube é o dia 1° de abril de 1986, quando recebeu o nome de Academia de Fútbol Real Potosí. Mas pouco depois ele se uniu ao clube do Banco Minero da Bolívia (BAMIM), este fundado no dia 20 de outubro de 1941. Por isso em muitos lugares essa data aparece como sendo a de fundação do Real Potosí, que após a fusão com o banco passou a se chamar Club BAMIM Real Potosí, nome que tem até hoje.
Foi a partir de 1994 que o clube começou a ganhar destaque dentro do país, vencendo três torneios de acesso consecutivos. Em 1997 a equipe sagrou-se campeã da Copa Símon Bolívar, equivalente à segunda divisão do futebol boliviano e, no ano seguinte, estreou na primeira divisão nacional.


Em 2002 o Real Potosí participou pela primeira vez de uma competição internacional, a Libertadores. E o time estreou bem, vencendo o San Lorenzo, da Argentina, então campeão da Copa Sul-Americana, por 1 a 0. Mas os bolivianos acabaram a competição em último lugar do seu grupo, que além do San Lorenzo tinha o Peñarol e o El Nacional, do Equador.
Nos anos seguintes, o Potosí não teve campanhas de destaque até a temporada 2006, quando o time foi vice-campeão nos dos torneios nacionais, o Apertura e o Clausura. O título estava amadurecendo. Então, para o ano seguinte, o clube contratou jogadores importantes do futebol boliviano, como o ala Luis Gatty Ribeiro e o meio-campo Líder Paz, ambos com passagens pela seleção. Ao lado do meia Darwin Peña, também da seleção, eles foram os principais jogadores da equipe que ganhou o título do Torneio Apertura de 2007, o primeiro e por enquanto único título nacional do clube.
Também em 2007, o Real Potosí disputou a sua segunda Copa Libertadores. E, assim como na primeira, não conseguiu passar da fase de grupos. O time ficou em terceiro lugar na chave, atrás dos brasileiros Flamengo e Paraná. Após jogar em Potosí, em partida que terminou empatada por 2 a 2, o time carioca chegou a entrar com um pedido na FIFA para que se proibisse jogos internacionais em cidades com altitudes tão elevadas. Após dizer que determinaria a tal proibição, a entidade máxima do futebol acabou voltando atrás, para a sorte do Real Potosí.


O ano de 2008 não começou muito bem para o Real Potosí. Na Libertadores, o time ficou em último do seu grupo. Já no Torneio Apertura da Bolívia, terminou com o vergonhoso 11° lugar entre 12 participantes. Mas, pelo menos, a temporada acabou bem. Após ficar em 3° lugar no Torneio Clausura, o time venceu os Playoffs que valem vaga para a Libertadores, derrotando o La Paz na decisão, após duas vitórias por 1 a 0.

Títulos

Campeonato Boliviano: 2007 Apertura

Estádio

O Estádio Víctor Agustín Ugarte, também conhecido como Estádio Mario Mercado Vaca Guzmán, é um estádio de futebol boliviano localizado em Potosí. Tem capacidade para 35.000 espectadores e é a casa do Real Potosí.

Localizado a 3.960 metros do nível do mar, em altitude, é o estádio mais alto do mundo. Tem suscitado inúmeras polêmicas no universo do futebol, posto que, tal condição geográfica, prejudica a absorsão de oxigênio no corpo de futebolistas que não estajam devidamente climatizados ao ar rarefeito, gerando assim, considerável vantagem aos atletas que habitam o local.

Apelidos El Fenómeno, León Imperial, El Equipo Minero

Site

http://www.imperiorealista.com/