sexta-feira, 15 de abril de 2011

Club Deportivo Unión San Felipe

Club Deportivo San Felipe União é um clube de futebol profissional no Chile, na cidade de San Felipe na V Região de Valparaíso. Foi fundada em 16 de outubro, 1956 através da fusão dos clubes amadores do  Internacional e  Tarcisio . Atualmente jogando na Primera División de Chile. 
Tem um título da Primeira Divisão em 1971 e conseguiu detém o recorde de ser o único time chileno com títulos consecutivos da segunda e primeira divisão ( 1970-1971)

Em 1958, na sua primeira participação na segunda divisão terminou na quinta colocação. Em 1961, termina na segunda colocação, conseguindo pela primeira vez disputar a divisão principal. Passou sete anos consecutivos na primeira divisão, com campanhas irregulares, até ser rebaixado em 1968.



Em 1970, com o time envolvido em  depressão, foi contratado para o técnico Luis Santibanez. No final do ano, a equipe superou por um ponto a Iberia de Los Ángeles, conseguindo a promoção à Primeira Divisão e seu primeiro título no profissionalismo . 
Em 1971, a Unión San Felipe conseguiu ser coroado campeão no final do campeonato de futebol do Chile por dois pontos superando a Universidade do Chile, e quatro Union Española.

Na temporada seguinte, Luís Santibanez sempre no banco,
Unión San Felipe estava preparado para sua primeira participação internacional na Copa Libertadores de 1972. O grupo enfrentou Universidad de Chile,  Universitario e Alianza Lima, e teve que jogar todos seus jogos em casa no Estádio Nacional, como o Estádio Municipal de São Felipe não tinha os requisitos para acolher jogos  na Copa Libertadores. Em sua primeira partida, derrotou  Universidade do Chile por 3 a 2. Este foi o único partido que venceu, terminando a sua participação como um último em seu grupo com quatro pontos.

No campeonato local, a Unión San Felipe fez uma temporada muito ruim, ficando em penúltimo lugar, apenas dois pontos do rebaixamento. Em 1974, fica na última posição, retornando a segunda divisão.