quinta-feira, 21 de abril de 2011

Club de Deportes Lota Schwager

O Club de Deportes Lota Schwager foi fundado em 10 de maio de 1966, graças a  fusão das equipes do Campeonato Regional de Concepción, Minas Lota e Federico Schwager, representantes das empresas carboníferas, Schwager e Lota respectivamente. Jogou  nesse mesmo ano na Segunda Divisão, obtendo um 9º lugar.
Com a direção do diretor técnico Isaac Carrasco, Lota Schwager no ano de 1969, depois de tres temporadas na Segunda, consegue seu primeiro título no profissionalismo, o que lhe valeu ser ascendido pela primeira vez a  Primera División.
Na Primera División se manteve até o ano de 1980, ano em que o clube terminou em 16º, de 18 equipes participantes. Novamente voltaria a  divisão de honra ao sagrar pela segunda vez campeão do torneio da Segunda División no  ano de 1987 com a direção técnica de Juan Ganga, porém só se manteria na Primera no ano de 1988, ano em que desceu novamente.
No ano de 1994, estando  Lota Schwager na Segunda División, desaparece, produto das crises nas minas de carvão.
Em 14 de fevereiro de 2001, depois de 7 anos de seu desaparecimento renasce Lota Schwager , desta vez como equipe amadora, participando da Tercera División do futebol chileno. Esse mesmo ano, obteve o título dessa divisão, o que significou que Lota Schwager voltara ao profissionalismo.
Desde o ano de 2002 Lota Schwager se mantém jogando sem novidade na Primera División B do futebol chileno, porém no ano de 2006, classificou para a  liguilla de promoción onde  enfrentou o Rangers, perdendo a primeira partida por 2-1 e ganhando a volta pela mesma contagem, a qual provocou uma definição por penaltis onde Lota Schwager venceu por 4-3, chegando a jogar na primeira divisão depois de 20 anos.
No ano de 2007, depois de chegar a Primera División, a equipe mineira teve um muito baixo rendimento no Torneo de Apertura, deixando como candidato a descender, logo teve que subir um pouco seu nivel no Torneo de Clausura, no entanto,  não  ajudou muito, pois na última rodada perdeu para Deportes Antofagasta por  2-1, deixando descender diretamente a  Primera B do futebol profissional chileno.

Títulos

Segunda División de Chile  1969, 1986
Tercera División de Chile 2001

Estádio

Estádio Municipal Federico Schwager está localizado na cidade de Coronel, Região do Bío Bío do Chile. Tem uma capacidade estimada em 5.731 espectadores.
O estádio tem o nome de Frederico Guilherme II empregador Schwager, relacionado com o aumento da mineração de carvão nas terras do Coronel e Lota. [2] foi construído em 1945 pelo National Coal Company (Enaco), do Chile, durante o extração mineral de pico, e tinha uma capacidade de 10.000 espectadores. Em 1984 ele foi transferido para o clube Lota Schwager, coincidindo com o início da crise do carvão. Desde 1994, o estádio pertence ao município de Coronel, que decidiu remover alguns aposentadurías ocupar para outros fins, reduzindo a actual capacidade máxima de 7.000 pessoas (em pé, sentado 5731).



Apelidos Lamparita, Mineros, Carboníferos, Lotita

Site

http://www.lotaschwager.cl/