terça-feira, 12 de abril de 2011

Club Deportivo Universidad de Concepción

Embora seja antecedente ao "Club Deportivo Universitario", equipe amadora que jogou o Campeonato Regional em 1940, 1950 e 1960, juntamente com equipes de esportes como o naval de Talcahuano, Lorde Cochrane e Fernandez Vial tornando-se campeão em 1962, o atual Club Deportivo Universidad de Concepción, foi fundado recentemente, em 1994.

O início do futebol da Universidad de Concepción, foi participação  na Tercera División, organizado pela Asociación Nacional de Fútbol Amadores (ANFA), jogando sua primeira partida contra o Deportes Talcahuano no Estadio El Morro, em 10 de abril de 1994. O clube tinha como treinador o ex-jogador do Universitário, Luis Vera Avendaño . O clube terminou na quarta posição da zona sul-central, com 22 pontos em sua primeira temporada na Tercera División, quase promovido para a Primera B.Na próxima temporada, Universidad de Concepción não conseguiram reproduzir os resultados da última temporada, terminando em sétimo lugar da Zona Sul, indo para os playoffs de rebaixamento. No entanto, o clube ganhou este playoffs.

Durante a temporada de 1996, com o ex-jogador Mario Obsén como o treinador, o clube foi vice-campeão da Tercera División, depois de terminar em segundo,  a 4 pontos do Santiago Morning nos playoffs quadrangular  a Primera B  . Entretanto, Universidad de Concepción teve um recorde de vitórias dezesseis anos e seis derrotas em 34 jogos.

Em 1997, Universidad de Concepción venceu a
Tercera División, e o clube foi promovido para a Primera B, sendo o primeiro título do clube. A promoção foi conseguida após a vitória por 2-1 contra o Unión La Calera, em 8 de Dezembro de 1997.

Na primeira temporada da Universidad de Concepción, no futebol profissional, o clube realizou uma boa campanha na Primera B 1998,  quase qualificados para os playoffs de promoção para a Primera División.
No entanto, em 2002, o clube foi promovido para a Primera División.


Na primeira temporada da Universidad de Concepción, em 2003, o clube fez uma campanha inesperada, de qualificação para a Copa Libertadores ea Copa Sul-Americana de 2004.
Na Libertadores, o clube de qualificação para o Grupo 3, com Cruzeiro, Santos Laguna e Caracas FC. No entanto, o clube terminou na última posição com 2 pontos . Na Copa Sul-Americana, o clube foi qualificado  depois da vitória contra o Santiago Wanderers, de um total 3-1. No entanto, contra o Bolívar em La Paz, o time foi derrotado 4-2 e foi eliminado. Mas contra o Bolívar, o segundo gol do clube, foi marcado pelo goleiro Nicolás Peric. O clube também reconhecido como o melhor clube do futebol chileno pela IFFHS em 2004.
Durante o Torneio Apertura de 2006, Universidad de Concepción qualificados para as semifinais dos playoffs contra o Colo-Colo, mas o time foi derrotado 4-3 na primeira mão e 2-0 na segunda mão. A equipe no entanto terminou na 5 ª posição da tabela anual de 2006. Na próxima temporada, segundo o técnico Marcelo Barticciotto, a equipe foi vice-campeão do Torneo Clausura de 2007, sendo derrotado pelo recém-Colo-Colo.
Na temporada de 2008, Barticciotto foi demitido e substituído por Jorge Pellicer, por causa da campanha irregular durante a temporada. No de Torneo Apertura, o clube terminou na 16 ª posição com 21 pontos. No torneio de segundo semestre, o Torneo Clausura de, uma vez que o clube terminou na 16 ª posição, indo para os playoffs de promoção para a Primera B (Segunda Divisão) contra Coquimbo Unido. No entanto, o clube ganhou esse jogo em um total 5-1.
Finalista da Copa do Chile de 2008-09, o clube foi proclamado campeão do torneio de, depois de uma vitória contra o  Deportes Ovalle por 2-1 no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, sendo este o primeiro título profissional do clube.


Na Primera División Chilena 2010, Universidad de Concepción fez uma temporada irregular, terminou na 15 ª posição com 38 pontos em Santiago Morning, com 36 pontos. No entanto, o clube uma vez foi para os playoffs de promoção, agora contra o Curicó Unido, e o time quase rebaixado para a Primera B, mas a equipe venceu a partida por 3-2.
 


Títulos


Copa Chile  2008-09
Tercera División de Chile 1997

Estádio

Estádio Municipal de Concepción "Prefeito Esther Roa Rebolledo" (também chamado de Estádio de Concepción ou mais popularmente Estadio Collao). Foi inaugurado em 16 de setembro de 1962 em que jogam são os clubes de futebol, Deportes Concepción, Arturo Fernández Vial e Universidad de Concepción jogar em casa (todos, sem um estádio próprio) e, ocasionalmente, Ñublense, Huachipato, Lota Schwager e Naval.
Capacidade 37.000 espectadores



Apelidos Los del Campanil, La U de Conce, La U penquista , El Auricielo, Estudiantiles

Site

http://www.laudeconce.cl/