quarta-feira, 6 de abril de 2011

Club Deportivo Universidad Católica

No dia 21 de abril de 1937, jovens estudantes da Universidade Católica se reuniram em uma residência em Santiago com o objetivo de criar um clube esportivo. Com a ajuda do reitor da instituição, os estudantes fundaram a Universidade Católica Esporte Clube, que visou o apoio a diversas modalidades. Mais tarde, a associação se chamaria Club Deportivo Universidad Católica (em espanhol).
No início, muitos estudantes ajudavam o clube da melhor forma que podiam. A primeira apresentação do time profissional aconteceu no dia 13 de junho de 1937 pela segunda divisão do futebol chileno. Em 1939, saíram grandes jogadores da história do Universidad Católica do próprio campus da universidade.
Mas não foi só no futebol que o clube investiu. No boxe, por exemplo, a Universidad Católica revelou grandes campeões nacionais, que até hoje são lembrados como grandes ídolos do país. Um desses campeões, Jimmy Ramussen, mais tarde se tornaria presidente do clube.
O primeiro estádio da Universidad Católica foi o Independência, inaugurado no dia 14 de outubro de 1945. Alguns anos mais tarde, o clube investiu em um terreno em Santa Rosa, que mais tarde seria chamado de Sports Complex Santa rosa de Las Condes. Em 1971, a instituição de ensino passou por dificuldades financeiras e acabou perdendo se estádio.
Em 1972, alguns dirigentes apresentaram um esboço de um novo estádio a ser aprovado por todos os diretores do clube. O projeto foi aceito e o estádio foi inaugurado no dia 4 de setembro de 1988, com o nome de San Carlos de Apoquindo, que até hoje é a casa da Universidad Católica.
O time de futebol conquistou o primeiro Campeonato Chileno em 1949. Porém, a grande época de ouro da história da Universidad Católica foi na década de 80, onde o clube conquistou seus campeonatos mais importantes, como dois campeonatos chilenos, duas Copas do Chile e uma Liga Pré-Libertadores.
A Universidad Católica venceu o Campeonato chileno por nove vezes, sendo o último em 2005. O clube teve sua melhor participação na história da Libertadores da América em 1993, sendo vice-campeão. Outro título internacional conquistado pelo time foi a Copa Interamericana em 1994, derrotando o Deportivo Saprissa, que representava a Concacaf (em espanhol). Hoje, A Universidad Católica é a segunda força do futebol chileno, ficando atrás apenas de seu grande rival, o Universidad do Chile.

Títulos
Campeonato Chileno 1949, 1954, 1961, 1966, 1984, 1987, 1997 (Apertura), 2002 (Apertura), 2005 (Clausura)
Copa Interamericana 1994

Estádio

O Estádio San Carlos de Apoquindo é um estádio de futebol localizado na cidade de Las Condes, na região metropolitana de Santiago do Chile. O estádio pertence ao Club Deportivo Universidad Católica.
Inaugurado em 4 de Setembro de 1988, o estádio tem capacidade para 18.000 espectadores.

Apelidos:
UC ; Cato ; La Católica ; Los Cruzados ; Caballeros Cruzados

Site 

http://www.lacatolica.cl/