quarta-feira, 27 de abril de 2011

Club Social, Cultural y Deportivo Blooming

Em 1946, jovens que haviam dissolvido um time chamado Blue Sky, estavam dispostos a fundar uma outra associação na cidade. Guiados por Humberto Vaca Pereyra Montaño, queriam fazer um clube que agregasse atividades culturais, sociais e, claro, esportivas.
O nome adotado foi o de “Blooming”, que seria uma homenagem à juventude que florescia na cidade na época. Tão logo o clube foi fundado, passou a disputar competições amadoras da região, com algum sucesso. Em 1952, passou ao profissionalismo e foi aceito na liga principal da Associación Cruceña de Fútbol, vencendo um triangular com Alianza e La Esperanza.

Em 1954 veio o primeiro título da liga local para o Blooming. A equipe virou uma das principais da região, iniciando uma longa rivalidade com o Oriente Petrolero, que também é de Santa Cruz.
O time foi um dos que ingressaram na edição inicial do Campeonato da Liga Profissional Boliviana, em 1977. Na mesma época, Roberto “Tito” Paz assumiu a presidência da equipe, que, nos próximos anos, alcançaria sucesso nacional, a começar pelo bi-vice em 1982 e 1983.
Em 1984, o Blooming conseguiu seu maior feito até então: ser campeão nacional. No ano seguinte, foi semifinalista da Libertadores. O restante da década de 80 viu o time ficar sempre entre os primeiros, mas sem conquistar títulos importantes.

O aniversário de 50 anos do clube, em 1996, foi amargo para a torcida da Academia. A equipe disputou a segunda divisão depois de ser rebaixada no ano anterior. Menos mal que o Blooming conseguiu o retorno à primeira divisão logo na primeira temporada.
No retorno à elite, o time de Santa Cruz não demorou a voltar a brilhar. A equipe conquistou o bicampeonato nacional em 1998 e 1999, mas só voltaria a comemorar títulos novamente em 2005, com o Apertura daquele ano.
Seu mais recente título foi o Clausura de 2009. A equipe passou pelo Real Potosí, pelo rival Oriente Petrolero e depois venceu na final o Bolívar para conquistar o título e assim garantir sua presença na Libertadores deste ano.

Títulos

Campeonato Boliviano: 1984, 1998, 1999, 2005-Apertura e 2009-Clausura

Estádio

O Estádio Ramón Tahuichi Aguilera é um estádio localizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Inaugurado em 1939, tem capacidade para 35.000 torcedores. É utilizado pelos Club Deportivo Oriente Petrolero, Club Blooming e Club Destroyers, no Campeonato Boliviano de Futebol.
Foi uma das sedes da Copa América 1997. É o segundo maior estádio da Bolívia, atrás apenas do Estádio Hernando Siles.

Apelidos La Academia, Millonarios , Los Pascaneros del Casco Viejo

Site

http://www.clubblooming.com.bo/