sábado, 9 de abril de 2011

Club Deportivo Huachipato

No que diz respeito à história da C.D. Huachipato como parte do futebol profissional do Chile e da indústria do aço foi em 1947 quando o clube foi oficialmente registrado em cartório e do primeiro oficial do jogo . Os torcedores originais eram funcionários da empresa local do setor siderúrgico. Demorou alguns anos para o clube a atingir os seus primeiros sucessos, a obtenção de campeonatos regionais em 1956 e 1964.

Nas suas primeiras temporadas
, os Acereros, como são conhecidos, foram bastante satisfatórios na segunda divisão. A estréia de 1965 foi contra o Municipal de Santiago com uma vitória por 3-0.
Depois de 36 jogos do campeonato iria mostrar Huachipato segundo com 46 pontos, 3 pontos a menos do que Ferrobádminton outro time da segunda divisão, que teve o campeonato e, assim, a passagem (que é como ele foi concedido naqueles anos) para a Primeira Divisão.
No entanto um ano depois (1966),
Acereros conseguiu a promoção para a primeira divisão, depois de vencer a segunda divisão do Chile, com 49 pontos, ficaram bem acima equipes como Coquimbo (42 pontos) e San Antonio (39) que ficou com o segundo e terceiro lugar, respectivamente, depois de trinta jogos.
Com apenas dois anos no profissionalismo de Talcahuano , Huachipato foi instalado na primeira divisão de futebol profissional no Chile,  La Primera Division.
Com um empate em um gol, como local e contra o Audax Italiano, o "
Acereros" estreou na primeira divisão. Na primeira temporada da primeira divisão Huachipato um prazo aceitável, em sexto lugar entre 18 equipes. Os anos seguintes foram tranquila para o Acereros culminando suas ações na zona média-alta da classificação.
Em 1974 , o Huachipato ganhou o Campeonato da Primeira Divisão, com este triunfo, eles são a única equipa de futebol do sul do Chile para obtenção do título.
1974 foi um ano em que muitos fãs Huachipato nunca vão esquecer, após 34 jogos disputados, Huachipato teve que bater Aviación para se tornarem campeões no último jogo, e eles fizeram isso, Moisés Silva marcou o único gol que coroou Huchipato campeões esse ano.
Desde então, o clube nunca ganhou qualquer outro título, mas sempre causou dificuldades para os grandes times quando joga contra Huachipato, em especial no Estadio Las Higueras, sua antiga casa.
A partir do final da década de 90, Huachipato foi caracterizado por um  clube de jogadores de divisões inferiores. Exemplos destes são siderúrgica valores importantes surgiram a partir da pedreira como Roberto Cartes, Cristian Uribe, Rain Rodrigo, Reynero Cristian, Rodrigo Millar, Salgado Mario, Héctor Mancilla, Gonzalo Jara, Pedro Morales, Mauricio Arias, entre outros.
Quanto às realizações desportivas, atingiu as meias-finais do Apertura Torneos nos anos 2003, 2004, 2005 e 2006. Além disso, desde o final dos anos 90, a classificação alcançada Huachipato um torneio internacional e a Copa Sul-Americana 2006. Tudo isso foi sem dúvida o ponto alto do "Campeão do Sul" nos últimos anos.


Títulos 

Campeonato Chileno: 1974.
Campeonato Chileno da 2ª Divisão: 1966.
Torneio Apertura da 2ª Divisão: 1979 e 1983

Estádio

Estadio CAP (Compañía de Acero del Pacífico), é um estádio de futebol em Talcahuano, Chile. É o estádio do Huachipato e, desde 2010, a Naval também desempenha o seu jogos em casa no "PAC". Inaugurado em 2009, substituiu o antigo Estadio Las Higueras, que foi demolido em 2008. A capacidade do estádio é de 10.500 pessoas (todos sentados).

Apelidos Acereros, Campeón del sur, Siderúrgicos, Los de la usina



Site

http://www.cdhuachipato.cl/