sábado, 16 de abril de 2011

Club Deportivo O'Higgins

Club Deportivo O'Higgins é um time da cidade de Ranchi, capital da Região VI do Libertador General Bernardo O'Higgins. Foi fundada em 07 de abril de 1955, resultante da fusão dos clubes América e O'Higgins Braden.

Atualmente jogando na Primera División de Chile, onde participou, principalmente durante a sua história. Participou por três vezes na Copa Libertadores (1979, 1980 e 1984), em uma ocasião, alcançando as semifinais do torneio. Também conseguiu se classificar para a Copa CONMEBOL de 1992. Participaram 8 vezes em Pré-Libertadores playoff anos 1978, 1979, 1980-1990, 1991, 1992, 1993, 1994 e três vezes no playoff  Pré-Libertadores em 1991, 1992 ; 1993.


Em 1973, O'Higgins faz sua segunda melhor temporada de sua história com o 3 º lugar , atrás de  Huachipato União . No final dos anos 70, veio uma das melhores fases da história "azul" da mão do técnico Luis Santibañez.
Em 1978 ele fez um bom torneio e fica naposição , apenas atrás de Cobreloa e Palestino, o acesso a disputa do campeonato pré libertadores, ganhando em um jogo de playoff contra o União Española e alcança a qualificação desejada para a Copa Libertadores da América pela primeira vez em sua história.
Em 1979,  membro do grupo 4 com o campeão do torneio de 1978 Palestino e os venezuelanos Deportivo Galicia FC e Portuguesa, desempenha um forte papel no torneio, terminando em segundo lugar atrás do  Palestina pelo duplo triunfo 1-0 em Caracas e a vitória 5-0 em Rancagua contra o Deportivo Galícia. Durante esse mesmo ano  atinge os playoffs pré libertadores contra o Union Española, Cobreloa e Universidad de Chile na qual  vence o  e classifica edição 1980 em que iria desenvolver um envolvimento histórico.


Em 1980, O'Higgins paralisa a cidade de Rancagua em um ano histórico, onde fez uma brilhante participação internacional na Copa Libertadores de América, que o leva como a primeira equipe da provincia a chegar a uma região semifinal Copa Libertadores, com o Cobreloa são os únicos dois clubes nas províncias, até agora, para chegar a uma instâncias decisórias da  Libertadores . Nesta edição O'Higgins integra o grupo 5 com Colo Colo e os paraguaios Sol de América e Cerro Porteño , feito em um lugar com 2 vitórias, 2 empates e 2 perdida, mas com uma diferença de dois, surpreendendo os outros rivais e ocupa o primeiro lugar e única vez na sua história para a disputa do torneio tão cobiçado destaca a retumbante vitória sobre a terra "Guarani" contra o Sol de América uma parte categórico 4-1, tornando-se os triunfos de alguns dos times chilenos visitando equipes paraguaias. Com a qualificação desencadeia uma festa inesquecível, cheio de grande alegria e alvoroço pelos torcedores no estádio Tenente celestes e, em seguida, pelas ruas do "histórico". Uma vez instalado na semifinal para a regulamentação Conmebol para a assistência pública nas semifinais da libertadores, O'Higgins deixa seu estádio por uma capacidade limitada e é forçado a fazer local no Estádio Nacional, que integra a chave "B" com as equipes poderosas do Paraguai Olimpia, campeão da edição anterior e Nacional, os vencedores desta edição. Sorte e bom futebol não acompanhou a "Celeste" e desta vez recai sobre os quatro compromissos com os marcadores perto dele que relega ao último lugar, mas não maçante sua grande campanha. 

Títulos

Segunda División de Chile  1964

Estádio


O Estádio El Teniente é um estádio de futebol localizado na cidade de Rancagua, no Chile. É a casa do clube de futebol Club Deportivo O'Higgins.
Inaugurado em 1945, pertencia a empresa de exploração de cobre Braden Copper Company. Foi utilizado como sede da Copa do Mundo de 1962 devido a inutilização de vários estádios (Talca, Concepción e Talcahuano) e a desistência de outras cidades (Antofagasta e Valparaíso) por causa do terremoto que devastou o Chile em 1960.
Na época, foi considerado por muitos como modesto e pequeno para os padrãos de uma Copa do Mundo. Atualmente tem capacidade para 14.550 torcedores.
Em 1971 com a completa nacionalização da empresa, o Estádio Braden Copper passa a se chamar Estádio El Teniente em homenagem a mina de cobre próxima.

Apelidos La celeste, Los tigres, Capo de Provincia

Site

http://www.ohigginsfc.cl/